SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE

CNPJ/MF nº 60.517.984/0001-04
Fundação: 25 de janeiro de 1930
Apelidos: O Mais Querido, Clube da Fé, SPFC, Tricolor Paulista.
Esquadrão de Aço (30-35), Tigres da Floresta (30-35), Rolo Compressor (38-39, 43-49), Tricolor do Canindé (44-56), Rei da Brasilidade (50-60), Tricolor do Morumbi (60-), Máquina Tricolor (80/81), Tricolaço (80/81), Menudos do Morumbi (85-89), Máquina Mortífera (92/93), Expressinho Tricolor (94), Time de Guerreiros (2005), Soberano (2008), Jason (08-09), Exército da Salvação (2017), O Mais Popular (2023), Campeão de Tudo (2024).
Mascote: São Paulo, o santo.
Lema: Pro São Paulo FC Fiant Eximia (Em prol do São Paulo FC façam o melhor).
Endereço: Pr. Roberto Gomes Pedrosa, 1. Morumbi; São Paulo - SP. CEP: 05653-070.
Site Oficial: www.saopaulofc.net
E-mail: site@saopaulofc.net
Telefone: (55-0xx11) 3749-8000. Fax: 3742-7272.

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Pro São Paulo FC Fiant Eximia

Este lema, que em português pode ser entendido como "Pelo São Paulo FC, façam-se grandes coisas", ou "Pelo São Paulo FC, faça-se o melhor", claramente foi inspirado no mote do governo do Estado de São Paulo, que troca o nome do clube pelo do Brasil, em latim (Brasilia). 

Foto de Movimento São Paulo Independente

O lema original do Estado, contudo, era "Pro S. Paulo Fiant Eximia". Ele nasceu com a confecção do brasão oficial, criado em 1932 por Wasth Rodrigues e foi alterado após o fim da Revolta/Revolução Constitucionalista do mesmo ano pelo governador Pedro de Toledo para a versão atual. 

A adaptação do mote para o Tricolor veio mais de dez anos depois com o texto "Isto é o São Paulo FC!", de Geraldo José de Almeida, locutor esportivo da Rádio Record nos anos 40. Segue a transcrição presente na Revista Arakan nº 3 de agosto de 1943:
"Meus amigos, já está um tanto distante de todos nós o gloriosíssimo ano de 1942. Sim, se assim o classifico é porque não resta dúvida ter sido ele um ano que dificilmente poderá ser esquecido por todos aqueles que sincera e orgulhosamente formam nas fileiras do esporte paulista. Foi de fato um ano bem grande em tudo e por tudo. Aí estando para confirmá-lo os recordes e mais recordes, as realizações empolgantes e progressistas que vieram enriquecer ainda mais o nosso avantajado patrimônio esportivo. Quero pedir vênia para abrir um parêntesis nessa forma geral de que falo, para, com a certeza de não ferir susceptibilidades de quem quer que seja, falar de uma realização empolgante e por isso mesmo merecedora das mais encomiásticas adjetivações. Trata-se do trabalho que foi realizado dentro do São Paulo F. C., com respeito ao seu quadro social.
De fato, é algo que entusiasma, algo que de maneira a mais positiva e eloquente demonstra poderosamente o quanto é grande a família do grande Tricolor. Reportando-nos aos primeiros meses do ano que já se foi, vamos encontrar alí, numa das salas do popularíssimo 337 da Rua D. José de Barros, as figuras brilhantes verdadeiramente sampaulinas de Décio Pacheco Pedroso, Roberto Gomes Pedroza, Paulo Machado de Carvalho, Helvécio Bastos, Sebastião Paes de Almeida, Virgílio de Lemos, Antônio Macuco Alves, José Silva Sobrinho, Manuel Carmo Meca, Deocleciano Dantas de Freitas, Porphyrio da Paz, Manuel Raimundo... e ainda, o chefe da invencível e organizada torcida, Arnaldo de Abreu; eram a alma e o espírito sampaulino que se reuniam formando um só e indivisível bloco que tinha, e ainda tem, um só lema - 'PRO SÃO PAULO FC FIANT EXIMIA'. Marca dessa união indissolúvel, o revigoramento total de todas as forças sampaulinas. Pensava-se então grandes coisas, e hoje com alegria a gente vê que foram feitas grandes coisas. 
Não vou analisar todas essas maravilhas e grandes realizações conseguidas por Décio Pacheco Pedroso e seus abnegados companheiros. Mas, apenas, essa que de início me propus. O quadro social. Qual era a potência social do 'Mais Querido' nos primeiros meses de 42?
Se não me falha a memória, não ultrapassava em muito a casa dos 4.000. Foi daí que se deu a arrancada poderosa... e então era comum encontrar-se nos quatro cantos da nossa cidade compenetrados e heroicos soldados sampaulinos, com propostas à mão contando a um seu amigo o que era o São Paulo FC; e o amigo, de apenas simpatizante, não resistia aos arugmentos e... era infalível, passava a categoria de sócio efetivo. E daí por diante nascia mais um tricolor de quatro costados (como diz o J. S. S.). Por outro lado, era o dr. Paulo, o Deocleciano, o Sebastião, o Meca, o Virgílio e o entusiasmado Tonéca (o tal, que até no avião, 'não deixou para amanhã o que poderia ser feito hoje') a trabalhar, a descobrir e o que era principal, a arranjar de fato novos sócios. Mas não foram só estes ilustres e sim também até o mais modesto dos tricolores que, decididamente, cooperaram para a maior grandeza do clube que toma conta dos seus corações. E hoje ,mais do que nunca, tenho certeza, o São Paulo FC sente-se verdadeiramente orgulhoso de seus filhos.
Meus amigos, poderia avançar em maiores e merecidamente elogiosos comentários sobre a vitoriosa e retumbante campanha. Mas, é verdade, vou deixá-los para os números, porque eles de fato dizem mais que palavras. Vejamos. Nos primeiros meses de 1942 contava o São Paulo com 4.000 sócios e hoje, 10.255... É o numero eloquente de sócios do 'Mais Querido'. E olhem, não vai parar aí esse trabalho prodigioso...
Meus amigos, ISTO É SÃO PAULO FC".
Posto isso, cabe dizer que não conheço registro ou ata que sinalize como oficial qualquer lema para o clube. Contudo, esse aqui apresentado, é o que mais próximo existe disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grandes Taças