SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE

CNPJ/MF nº 60.517.984/0001-04
Fundação: 25 de janeiro de 1930
Apelidos: O Mais Querido, Clube da Fé, SPFC, Tricolor Paulista.
Esquadrão de Aço (30-35), Tigres da Floresta (30-35), Rolo Compressor (38-39, 43-49), Tricolor do Canindé (44-56), Rei da Brasilidade (50-60), Tricolor do Morumbi (60-), Máquina Tricolor (80/81), Tricolaço (80/81), Menudos do Morumbi (85-89), Máquina Mortífera (92/93), Expressinho Tricolor (94), Time de Guerreiros (2005), Soberano (2008), Jason (08-09), Exército da Salvação (2017), O Mais Popular (2023), Campeão de Tudo (2024).
Mascote: São Paulo, o santo.
Lema: Pro São Paulo FC Fiant Eximia (Em prol do São Paulo FC façam o melhor).
Endereço: Pr. Roberto Gomes Pedrosa, 1. Morumbi; São Paulo - SP. CEP: 05653-070.
Site Oficial: www.saopaulofc.net
E-mail: site@saopaulofc.net
Telefone: (55-0xx11) 3749-8000. Fax: 3742-7272.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Mosaicos. Você viu primeiro aqui

Que a Torcida Uniformizada do São Paulo foi a primeira do Brasil, todo mundo já sabe (embora uns e outros ainda torçam o nariz para um mero fato). Foi fundada em 1938, como Grêmio Sampaulino. Sua origem é ainda mais remota, ligada diretamente a fundação do Grêmio Tricolor, em 25 de dezembro de 1936. Mas este não é o ponto....


... O que poucos sabem é que foi na torcida organizada do SPFC que se viu, pela primeira vez no Brasil, comemorações e homenagens entre os torcedores, da forma como costumamos ver hoje em dia. Gritos de guerra já existiam desde o tempo do Paulistano, mas bandinhas e coreografías somente foram incorporadas pelo Grêmio Sampaulino.


Há relatos de jornais dessa época, inclusive, que em um jogo do Tricolor no Rio, contra o Flamengo, pela primeira vez se viu tamanho show organizado de uma torcida em um estádio, fato que teria embasbacado os cariocas, tendo eles logo após, ainda nos anos 40, criado suas próprias organizadas, como a também famosa Charanga.


Outra inovação - e real motivo desse tópico - da torcida são-paulina foram os mosaicos, faixas e cartazes ilustrados (muito bem desenhados, realmente artísticos), como estes aqui exibidos. Essa pequena amostra data especificamente de 1940-1942, porém existem muitos outros e espero conseguir mais imagens qualquer dia.

p.s. Me pediram mais fotos e fontes que comprovem o que apresento. Então, segue os links:

PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

9 comentários:

  1. Vc tem a referência de quais jornais eram esses?

    ResponderExcluir
  2. hehe então, vi aqui no trampo, mas nao anotei, as imagens tinha em casa, e tava precisando postar algo, por isso nem me ative a fonte.

    mas posso procurar aqui no trabalho. A fonte não deve ser muito diferente de Folha da Manhã e Gazeta, muito provavelmente Gazeta.

    Até sexta posto aqui. Que tá aquela correria de sempre hehe.

    ResponderExcluir
  3. Enquanto isso os róseos apoiavam o nazi-fascismo... Tanto que até a década de 40 eles somente aceitavam jogadores brancos. A única explicação para afro-descendentes torceram para essa equipe é a ignorância.

    ResponderExcluir
  4. Xiii hehe não vamos debater isso aqui, pq se palmeirense aparecer, naturalmente terei que podar. E eles teriam direito a se defender hehe

    ResponderExcluir
  5. Concordo. Afinal de contas, tem itálo-brasileiro que torçe pra outros times.

    Só consegi identificar como torcida do São Paulo a 1ª foto. Não dá pra por com as legendas originais dos jornais?

    ResponderExcluir
  6. Ainda não reencontrei os jornais. É tanta coisa por aqui, mas uma hora acho, só preciso lembrar exatamente o que estava pesquisando, hehe...

    As legendas originais, bem, vo mandar as fotos que tirei com o celular, em tamanho maior, talvez ajude.

    1 2 3

    ResponderExcluir
  7. O São Paulo sempre aceitou negros diferentemente do tal "Palestra",que começou a aceitar a partir da mudança de nome se não estiver enganado,quantos aos mosaicos nossa pacata torcida que frequenta o morumbi não faz festa alguma não leve nem bandeirinha daquelas castelhanhas pra ficar como mais cara de torcida,nenhum canto nada, muitos tem perfil de frequentadores de teatro um sono só.

    RODRIGO SANTANA

    ResponderExcluir
  8. Fiz uma pesquisa sobre as torcidas organizadas cariocas. Realmente as torcidas do rj surgiram por causa das paulistas.
    Há uma visita em outubro de 1942 da torcida do sp em um jogo contra o Flamengo nas laranjeiras. No Globo sportivo de 1942 e 43 há inumeras fotos das paulistas. A primeira torcida carioca foi a TUV torcida uniformizada do Vasco

    ResponderExcluir
  9. Fiz uma pesquisa sobre as torcidas organizadas cariocas. Realmente as torcidas do rj surgiram por causa das paulistas.
    Há uma visita em outubro de 1942 da torcida do sp em um jogo contra o Flamengo nas laranjeiras. No Globo sportivo de 1942 e 43 há inumeras fotos das paulistas. A primeira torcida carioca foi a TUV torcida uniformizada do Vasco

    ResponderExcluir

Grandes Taças