SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE

CNPJ/MF nº 60.517.984/0001-04
Fundação:
25/27 de janeiro de 1930 (16 de dezembro de 1935).
Apelidos: O Mais Querido, Clube da Fé, SPFC, Tricolor Paulista.

Esquadrão de Aço (30-34), Tigres da Floresta (30-35), Rolo Compressor (38-39, 43-49), Tricolor do Canindé (44-56), Rei da Brasilidade (50-60), Tricolor do Morumbi (60-), Máquina Tricolor (80/81), Tricolaço (80/81), Menudos do Morumbi (85-89), Máquina Mortífera (92/93), Expressinho Tricolor (94), Time de Guerreiros (2005), Soberano (2008), Jason (08-09), 633 Squadron (2009).

Mascote: São Paulo, o santo.

Lema: Pro São Paulo FC Fiant Eximia (Em prol do São Paulo FC façam o melhor).

Endereço: Pr. Roberto Gomes Pedrosa, 1. Morumbi; São Paulo - SP.
CEP: 05653-070.
Site Oficial: www.saopaulofc.net ou www.spfc.com.br

E-mail: site@saopaulofc.net
Departamento Amador: esportesamadores@saopaulofc.net

Telefone: (55-0xx11) 3749-8000. Fax: 3742-7272.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Falando em 50 anos de Morumbi


Morumbi ganha símbolo exclusivo para celebrar 50 anos de existência

Carolina Elustondo, Globo.com

Marca criada por Glauco Diógenes traz três elementos marcantes e será estampada em ingressos, além de gerar linha de produtos para o torcedor

A data do aniversário é somente no dia 2 de outubro, mas as comemorações dos 50 anos do Morumbi já começam no São Paulo com a criação de um símbolo especial, que se torna oficial nesta terça-feira. Idealizada a partir de três elementos, a marca que registra o cinquentenário do estádio são-paulino foi concebida pelo designer Glauco Diógenes, com o auxílio de Crystian Cruz, e já aparecerá pela primeira vez nos ingressos confeccionados para o duelo com o Cruzeiro, na semana que vem, em casa, pelas quartas de final da Libertadores.

Além do símbolo, as entradas também estamparão caricaturas estilizadas de Cícero Pompeu de Toledo, que empresta o nome ao estádio e incentivou sua construção, de Telê Santana, técnico campeão do mundo com o Tricolor, e do Papa João Paulo II, representante maior da igreja católica e antecessor do Papa Bento XVI. Todos os desenhos foram feitos também por Glauco, que conta: vem mais por aí. A ideia é criar uma linha de produtos com o símbolo chamado de M 50, com o auxílio da Reebok, fornecedora de material esportivo do Tricolor, e representar o aniversário do estádio em roupas e acessórios.

Glauco explica o conceito da marca criada para o M 50. Ele usou três elementos marcantes para o clube: o formato do estádio do Morumbi visto de cima, inclusive com a marcação dos anéis, a linguagem heráldica, através do uso de um escudo com linhas bem distintas (os guerreiros eram identificados pelos brasões e símbolos de seus escudos), e o globo terrestre com os pontos cardeais.

- Usamos três pilares que traduzem os valores tricolores. O estádio simboliza a casa, o castelo tricolor; o escudo clássico representa a luta do clube por títulos ao longo da história; e o globo mostra que o São Paulo está presente em todos os lugares do mundo. A estrela dourada marca a boda, e o cinza das extremidades o concreto do estádio. Estilizamos as formas e chegamos ao M 50 - explicou o designer.

Um comentário:

  1. Boa iniciativa. Eu já tinha comentado aqui no blog que o SPFC estava comendo bola em relação ao Morumbi. O Barça homenageou o Camp Nou no cinquentenário. No mês de aniversário do Morumbi (outubro), o SPFC deveria colocar esse símbolo num lugar de destaque na camisa...

    ResponderExcluir

Grandes Taças