SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE

CNPJ/MF nº 60.517.984/0001-04
Fundação: 25 de janeiro de 1930
Apelidos: O Mais Querido, Clube da Fé, SPFC, Tricolor Paulista.
Esquadrão de Aço (30-35), Tigres da Floresta (30-35), Rolo Compressor (38-39, 43-49), Tricolor do Canindé (44-56), Rei da Brasilidade (50-60), Tricolor do Morumbi (60-), Máquina Tricolor (80/81), Tricolaço (80/81), Menudos do Morumbi (85-89), Máquina Mortífera (92/93), Expressinho Tricolor (94), Time de Guerreiros (2005), Soberano (2008), Jason (08-09), Exército da Salvação (2017), O Mais Popular (2023), Campeão de Tudo (2024).
Mascote: São Paulo, o santo.
Lema: Pro São Paulo FC Fiant Eximia (Em prol do São Paulo FC façam o melhor).
Endereço: Pr. Roberto Gomes Pedrosa, 1. Morumbi; São Paulo - SP. CEP: 05653-070.
Site Oficial: www.saopaulofc.net
E-mail: site@saopaulofc.net
Telefone: (55-0xx11) 3749-8000. Fax: 3742-7272.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

2ª Perguntas e Respostas (29/01/2010)

Como combinado no tópico Perguntas e Respostas, eis nosso bate-bola. Relembro que as perguntas devem ser postadas no tópico original, ou nesse aqui. Quando tiver um número considerável de perguntas razoáveis, adiciono as respostas em nova página.

Algumas perguntas ficaram de fora, não por má vontade nem nada, mas é que realmente não teria nem o que responder (Sobre Taça das Bolinhas, Contratações, etc). Confesso que perguntas assim não são o cerne dessa sessão, hehe.

E por favor gente: quando perguntarem, deixem o nome ao menos...

Enfim, vamos ao que interessa.

01) Yoshiaki

Boa tarde. Vocês tem informação sobre o Jogador Musashi Mizushima que jogos nas categorias de base do São Paulo entre os anos de 1975 a 1985 (Período que esteve nas categorias de base e jogou um ano na equipe titular por poucas vezes). Além disso, foi a inspiração do Anime japonês Super Campeões, transmitido pela extinta Rede Manchete, nos anos 90.

Boa noite, Yoshiaki. Sim, temos sim, veja aqui: Musashi.

02) Anônimo disse...

Olá Michel, os palmeirenses estão divulgando uma série de "fatos" antigos sobre o SPFC. [...] Os Palestras de outros estados mudaram seu nome para Cruzeiro (Minas) e Paranaense (Paraná). Ou seja, não foi uma perseguição direcionada ao Palestra de SP, muito menos uma manobra arquitetada pelo SPFC [...]

Curiosamente, no mesmo ano em que mudou de nome o Palestra de SP contratou o primeiro jogador negro de sua história, após 28 anos de fundação do clube, o Og Moreira Toscaninho. O SPFC já contava com jogadores negros desde a década de 30, apesar de ser rotulado como clube da elite. [...]

Sobre a final do Paulista de 1942, os palmeirenses alegam que foram encarados pelos jogadores do SPFC como "inimigos da pátria" e que o time "abandonou o jogo, debaixo de vaias da própria torcida". Você tem algum registro do que realmente aconteceu?

Daqueles tais fatos, praticamente nada é verdade e o que beira a verdade é distorcido do contexto. Obviamente, deturparam a visão em prol de si mesmos. Aqui poderia simplesmente apontar cada falsidade ou ainda acusar os caluniosos de absurdos piores. Boa parte das mentiras já foram elucidadas aqui no blog (Pretenso rebaixamento, Suposto jogo das Barricas, Falências, Deutsch Sportive e o Canindé, etc).

Sobre 1942 especificamente ainda não criei nada. Tenho material sobre mas ainda não é tudo o que queria. Queria mais fatos tangíveis, material de fonte primária e não secundária. Mas de boa fé digo o seguinte:

O São Paulo desistiu sim daquele jogo, abandonou a partida. Embora não tenha deixado o campo! Simplesmente pararam de jogar. Ai o juiz encerrou o jogo - só após deixaram o campo.

Os motivos que levaram o SPFC a abandonar o jogo não foram de caso pensado. Foram decisões tomadas no decorrer do jogo devido ao clima de guerra que se formava dentro de campo - onde um juiz totalmente inexperiente (nunca apitou jogo importante antes nem depois disso, o que é de se estranhar pois o clima de guerra do jogo era notório há muito tempo) - e também fora de campo, com uma batalha campal prestes a eclodir nas arquibancadas.

Sobre o fato desencadeador: O juiz permitiu durante o jogo todo faltas violentas por ambas as partes. Estava um jogo duro. Mas do nada o critério muda e somente um jogador do SPFC é expulso. Luizinho, capitão do SPFC e que até o ano anterior era jogador do time rival, alerta os dirigentes de que "coisas estranhas acontecem no campo" e que ele ja havia presenciado coisas assim quando estava no outro time, e sabia o que aconteceria.

Existem outras coisas que não cabe a mim agora dizer ou acusar neste espaço...

Por fim, vale dizer que em 1935, o Palestra também abandonou um jogo contra o SPFC. Só que daquela vez não havia contexto, motivo algum, que justificasse medida tão desbaratada. Tanto que os jornais grafaram em letras garrafais que aquilo era uma absoluta vergonha, absurda, e dai pra baixo. Coisa que não se viu em 1942 - naquele contexto de guerra e conflitos entre nacionalistas e imigrantes.

03) Fabio P.L. disse...

Gostaria de perguntar se na epoca do canhoteiro, havia numero na camisa do clube, e se havia qual numero ele era??? a partir de que ano começaram a ter numeros nas camisetas do sao paulo de jogo?

Havia sim, a numeração foi adotada no Estado de SP no Paulista de 1948. Canhoteiro era o camisa 11, como todo ponta-esquerda da época.

04) Anônimo disse...

Gostaria de saber o porque do spfc nao reconhecer oficialmente como data de fundaçao o ano de 1930; no memorial ha varias referencias a esse periodo, como taça, desenhos etc.. Ainda referente ao período 1930-1935. Que jogador marcou o 1º gol do SP?

O Clube não reconhece entre aspas. Pois define como sua fundação o dia de sua reestruturação, 16/12/35, mas reconhece em seu primeiro artigo do estatuto que é o clube herdeiro das tradições e glórias do clube nascido em 1930.

Sinceramente, o clube ainda não adotou de vez sua fundação em 1930 pois muitos de seus primeiros sócios e dirigentes, por tudo que passaram (a enorme dificuldade) nos primeiros anos da nova vida do SPFC, nao acham justa essa adoção. Entende? Eles que tiveram que batalhar e muito pra termos tudo isso.

Mas enfim, essa visão vai mudando pouco a pouco. É meio que consenso um dia o SPFC adotará o 1930, acabando de vez com isso.

Mais detalhes, recomendo ler o marcador "Fundação".

Ah, o primeiro gol em jogo oficial de 1930 foi de Barthô em São Paulo 6 x 1 Juventus, 23/3, na Javari, aos 10 do primeiro tempo. Muitos jornais noticiaram que esse gol havia sido contra, pois a bola resvalara no zagueiro Segalla, mas na súmula consta de Barthô. - E preciso corrigir essa informação aqui no site depois.

Antes disso, teve um gol no torneio inicio, mas isso nao era jogo oficial, toda forma, foi de Formiga, dia 9/2. Esse gol é o mais conhecido e divulgado por ai quando o assunto é esse. Só que, repito, nao era jogo oficial.

05) Vinicius' disse...

O São paulo trocou o tecnico do time junior a gora é o Baresi, e disseram q o Vizoli vai treinar o time B ou expressinho, vcs sabem q campeonato ou jogos esse time vai disputar?

O Time expressinho - vale dizer - é um time oficial do SPFC, ou seja, seus jogos valem como jogo oficial tal qual o time principal, pois afinal, nao existe categoria "expressinho" reconhecida por federação alguma. Contudo, time B, São Paulo B, é algo totalmente diferente. Seus jogos não fazem parte da relação oficial.

Enfim, posto isso. O time expressinho do SPFC é formado para manter ativos jogadores que nao possuem mais idade para o sub-20 mas que também não são aproveitados no time principal. Geralmente eles excursionam ao exterior, ou pelo Brasil, em torneios amistosos.

Somente três vezes disputaram torneios oficiais: 1988 Taça Eduardo José Farah, da FPF e 1994 Taça Conmebol e Copa Bandeirante.

06) Anônimo disse...

Dos diretores que refundaram o sao paulo em 35 quais tinham ligaçoes com o sao paulo da floresta? e porque que razao o dr. paulo machado de carvalho foi a favor da extinçao do sao paulo floresta e participou da refundaçao tendo sido se nao me engano ate presidente ?

Praticamente todos os refundadores haviam sido sócios do antigo time. A razão do Dr. Paulo me é desconhecida. Creio, todavia, que tenha sido uma atitude de revolta contra a crise política e organizacional das Ligas Esportivas, CBD, etc - CBD que havia roubado jogadores do SPFC para a Copa, etc...

07) Anônimo disse...

Teria o SPFC um grupo de universitários no longíquo ano de 1930?

Sim, até meados dos anos 40 o SPFC mantinha um departamento universitário. O clube mantinha fortes ligações com o setor, seja com faculdades locais, quanto do interior, como a atual ESALQ de Piracicaba, dentre outras. Tudo isso, todavia, vinha como bem lembraram no tópico original das perguntas, fruto da tradição da AA das Palmeiras, e do próprio CA Paulistano. Afinal, a elite que frequentava esses meios, em sua maioria.

Só não consigo afirmar ainda com certeza se disputava frequentemente dos campeonatos universitários da época, que tinham muito prestígio.

08) Anônimo disse...

li que o Santos em toda sua História ja passou dos 11 mil gols marcados . e que o Corinthians ja ta muito perto de chegar aos 10 mil gols . gostaria de saber :quantos gols o São Paulo fc fez em toda sua História?

O São Paulo FC, na versão mais recente da revisão de seus dados (coisa que ainda não terminei hehe) possui 9.262 gols, desde 1930 até SPFC 3 x 0 Paulista, 2010, com 4903 jogos.

Agora vale dizer que as listas de jogos e gols de outros clubes seguem os mais variados critérios, alguns levam em consideração jogos de 20 minutos, de torneio inicio, outros com alguns jogos aspirantes no meio dos oficiais. Enfim. É complicado.

4 comentários:

  1. Gostaria de saber qual era o camisa 8 tricolor no titulo paulista de 1957?

    ResponderExcluir
  2. Quais foram os camisas 10 da história do São Paulo?

    ResponderExcluir
  3. Me disseram que Roberto Rivelino jogou um jogo pelo São Paulo e outras pessoas me confirmaram mas não achei nada sobre o assunto no google, gostaria de saber se realmente ele chegou a entrar em campo com a camisa do São Paulo.

    ResponderExcluir
  4. Ao que me consta, o camisa 8 de 57 era o Amaury

    No momento, impossível listar todos os camisas 10 da história do SPFC, ate pq, boa parte da história a numeração nao era fixa.

    Rivellino jogou sim no SPFC, em 22 de setembro de 1981, quando o SPFC goleou a Arábia Saudita por 5 a 1, em amistoso no Morumbi.

    ResponderExcluir

Grandes Taças