SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE

CNPJ/MF nº 60.517.984/0001-04
Fundação: 25 de janeiro de 1930
Apelidos: O Mais Querido, Clube da Fé, SPFC, Tricolor Paulista.
Esquadrão de Aço (30-35), Tigres da Floresta (30-35), Rolo Compressor (38-39, 43-49), Tricolor do Canindé (44-56), Rei da Brasilidade (50-60), Tricolor do Morumbi (60-), Máquina Tricolor (80/81), Tricolaço (80/81), Menudos do Morumbi (85-89), Máquina Mortífera (92/93), Expressinho Tricolor (94), Time de Guerreiros (2005), Soberano (2008), Jason (08-09), Exército da Salvação (2017), O Mais Popular (2023), Campeão de Tudo (2024).
Mascote: São Paulo, o santo.
Lema: Pro São Paulo FC Fiant Eximia (Em prol do São Paulo FC façam o melhor).
Endereço: Pr. Roberto Gomes Pedrosa, 1. Morumbi; São Paulo - SP. CEP: 05653-070.
Site Oficial: www.saopaulofc.net
E-mail: site@saopaulofc.net
Telefone: (55-0xx11) 3749-8000. Fax: 3742-7272.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Perguntas e Respostas

Percebi hoje que talvez seja mais útil aos leitores sanar suas dúvidas e questões dando um maior destaque e organização. Assim, criei este espaço onde poderemos interagir de tempos em tempos. Ajuda a muitos que possam estar interessados, e me ajuda também, afinal é complicado ter que acompanhar tudo por feed...  

Devo lembrar que, devido ao meu trabalho e a responsabilidade que ocupo agora, não posso adentrar em certos assuntos e nem revelar o que não precisa e não deve ser revelado, que é de aspecto íntimo do clube. Trataremos de qualquer tópico fruto de minha pesquisa paralela ou de conhecimento público. Tudo bem?

Vale dizer também que nem toda pergunta terá resposta né. Afinal, vivendo e aprendendo. Temos muito o que descobrir ainda.

O procedimento será o seguinte. Este tópico terá destaque no alto da página. Sempre postem as perguntas aqui. Todavia, as respostas terão novas páginas, aparecendo nas notícias do dia quando foram respondidas. Serão arquivadas, obviamente, no marcador "Perguntas & Respostas". 

Penso em responder um novo tópico a cada duas semanas no máximo (caso pululem de questões).

Estejam a vontade.

240 comentários:

  1. Primeira pergunta: o que é "pululem"? heheh

    ResponderExcluir
  2. Tiago Tricolor Cardoso (Franca/SP)27 de novembro de 2009 às 22:08

    E aí Michael Serra, tudo bem?

    Você tem conhecimento de algum ranking de futebol publicado alguma vez ou anualmente em algum veículo estrangeiro nos moldes do publicado pela Folha de São Paulo e a Placar?

    Ou seja, contemplando a história dos clubes!

    Além desses conheço os rankings da RSSSF, IFFHS, CBF, CONMEBOL e do Estadão (de muitos anos atrás)!

    Abraços! Até a próxima!

    "Tricolor do Morumbi, o único 6-3-3 (20 finais) do Brasil com apenas 73 anos!"

    "SPFC - o Desbravador do século XX, o Rolo Compressor do século XXI!"

    ResponderExcluir
  3. QUERO MATRICULAR MEU FILHO NO CLUBE O QUE TENHO QUE FAZER ELE TEM 9 ANOS PARA JOGAR FUTEBOL

    ResponderExcluir
  4. QUERO MATRICULAR MEU FILHO NO CLUBE O QUE TENHO QUE FAZER ELE TEM 9 ANOS PARA JOGAR FUTEBOL DEIXA RECADO NO MEU EMAIL ROBERTO.WESLEY@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  5. Michael, você já ouviu falar do São Paulo FC de Jundiaí?

    Era um time juvenil, mais conhecido como "São Paulinho de Pedro Moreti".

    Na internet, só encontrei isso aqui sobre: http://www.redebomdia.com.br/Noticias/Esporte/1297/Autor+do+gol+do+bicampeonato+mundial+do+Santos+de+1963+e+de+Jundiai

    ResponderExcluir
  6. CARO PERSEUS, VC SABERIA DIZER ONDE SE ENCONTRA ATUALMENTE OS OBJETOS PERTENCENTES AO A.A.PALMEIRAS,TAIS COMO TROFEUS FLAMULAS,ETC..UM ABRAÇO E PARABENS PELO OTIMO BLOG!

    ResponderExcluir
  7. Houve pelo menos um troféu derretido para a Revol. de 32. Os demais pertences devem estar no CR Tietê.

    ResponderExcluir
  8. XARÁ,OBRIGADO PELA RESPOSTA.

    ResponderExcluir
  9. Caro Michael.

    Há um quadro/diploma no Memorial do SPFC referente ao título de 1931 em que aparecem gravuras de dois jogadores, um com o uniforme principal, outro com o secundário. Fotos do uniforme secundário aparecem a partir de 1933. Será que esse quadro é de 31 ou foi feito depois? No 4 x 1 cotra o Corinthians (jogo do título) ambos os times estavam de branco, segundo imagens do jogo.

    ResponderExcluir
  10. Michael, você já conseguiu conversar com algum dos dirigentes do SPFC? Ou não tem acesso a eles?

    ResponderExcluir
  11. Por que não se fala mais em Taça das Bolinhas?

    ResponderExcluir
  12. Wanderley Frare Junior (Osasco-SP)10 de dezembro de 2009 às 00:41

    Oi Michael,
    gostei muito deste blog, que tem informações bastante detalhadas sobre praticamente TUDO que diz respeito ao nosso querido TRICOLOR.
    Uma pergunta, por acaso você tem o DVD original JAPONÊS do MUNDIAL INTERCLUBES de 93 ?? E o de 92 ?? Se não tem, pode me indicar algum conhecido que tenha ?? Meu e-mail é wfrarejunior@uol.com.br Fico no aguardo. Grande abraço, Wanderley.

    ResponderExcluir
  13. por que o são paulo não esta
    contratando jogadores para libertadores

    ResponderExcluir
  14. caro michel, voce saberia me dizer daqueles diretores que fundaram o sao paulo em 1930 quais eram do paulistano e quais eram da palmeiras, outra coisa voce saberia me dizer qual foi a ultima escalaçao da palmeiras e quais jogadores foram aproveitados no sao paulo da floresta ?

    ResponderExcluir
  15. porque veja bem, se voce da seu patrimonio para quitar uma divida, no caso o campo da floresta, e palacio do trocadero ficou para quem ? se foi quitado com o campo da floresta

    ResponderExcluir
  16. porque o sao paulo nao comemorou o centenario da palmeiras como comemorou o do paulistano se no caso a ligaçao era ate mais forte com a palmeiras visto que o clube ja estava montado o que veio foi o refugo do paulistano, jogadores em idade avançada e diretores avidos por poder, fico grato se elucidar essas questoes, abraços e parabens, so no seu site e que a gente entende a verdade da historia do tricolor

    ResponderExcluir
  17. tenho uma camiseta do time do são paulo na decada de 1970 entre 1980 ta com varios autografos dos jogadores como faço pra vender ow leiloar essa camiseta que é uma raridade o numero é 4 qualquer informção ligue (019) 93837465 ou manda um email tor_3_@hotmail.com brigado pela atenção

    ResponderExcluir
  18. Mauricio Rodrigues Alves16 de dezembro de 2009 às 11:28

    Prezado Michael Magalhães Serra

    Através da Revista Oficial do São Paulo F.C. pela reportagem “Resgatando a História”, tomei conhecimento de sua escolha para organizar o novo memorial do São Paulo Futebol Clube.
    Sou Comendador Morumbi de nosso clube e fui sócio do mesmo por mais de 40 anos e com essas qualificações de São - Paulino é que decidi enviar a presente comunicação.
    Sou diretor de uma empresa de Gestão Documental (site www.tecnica.com.br) e que eventualmente poderá ser útil em seu importante desafio de atualizar nosso memorial.
    Acredito que o nosso site forneça todas as informações preliminares sobre os recursos que poderão ser colocados à sua disposição para a recuperação e a gestão dos registros referentes à vitoriosa vida São - Paulina.

    Colocamo-nos à sua disposição.

    Boas Festas

    Feliz Ano 2010 (6-4-4)

    Mauricio Rodrigues Alves

    ResponderExcluir
  19. Tenho um blog sobre Brasfoot e gostaria de fazer parceria com o seu site, tendo em vista que é um bom site e bem visitado. Embora eu seja Santista proponho parceria. rsrs Brincadeiras a parte, este é o meu blog: brasfootex.blogspot.com .
    Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde.

    Vocês tem informação sobre o Jogador Musashi Mizushima que jogos nas categorias de base do São Paulo entre os anos de 1975 a 1985 (Período que esteve nas categorias de base e jogou um ano na equipe titular por poucas vezes).
    Além disso, foi a inspiração do Anime japonês Super Campeões, transmitido pela extinta Rede Manchete, nos anos 90.

    Fontes de referência:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Musashi_Mizushima

    http://allfor2010.blogspot.com/search/label/Figuras%20do%20Passado/

    ResponderExcluir
  21. Boa noite, Yoshiaki. Sim, temos sim, veja aqui: Musashi

    Leal, hehe times a parte, isso nao é problema, eu linko muitos sites de outros times que sao bem feitos, de bom conteudo, principalmente de estatisticas. Vou adicionar o seu a lista. Valeu, abraços.

    Mauricio, antes de tudo, muito honrado por ter um Comendador entre nós, sério mesmo, saopaulinidade assim é de deixar orgulhoso.

    Sobre sua proposta, dica, levarei a conhecimento de meus superiores. Como é de conhecimento publico, com a reforma do morumbi nosso setor passará por mudanças e estudos do tipo serão vitais. Obrigado.

    Anônimo Haha, mas foi. Abraços hehe

    ***

    Decidi ir respondendo o quanto antes, para nao deixar os leitores esperando. Quando tivermos numero suficiente de perguntas e respostas novas, eu posto em novo topico.

    abraços.

    ResponderExcluir
  22. Informações sobre Musashi Mizushima:
    http://spfcpedia.blogspot.com/2009/03/o-inesquecivel-musashi.html

    ResponderExcluir
  23. Olá Michel, os palmeirenses estão divulgando uma série de "fatos" antigos sobre o SPFC. Dizem que em 1942, o SPFC reivindicou o estádio do Palestra Itália na época em que Vargas decretou a mundança dos nomes dos clubes da época. Essa foi fácil de rebater, já que não mencionam nomes, quem reivindicou, a quem, e qual foi o meio (bilhete, telefonema secreto). Os Palestras de outros estados mudaram seu nome para Cruzeiro (Minas) e Paranaense (Paraná). Ou seja, não foi uma perseguição direcionada ao Palestra de SP, muito menos uma manobra arquitetada pelo SPFC, como se Vargas se simpatizasse com o SPFC depois daquele episódio da inauguração do Pacaembu kkk. Até parece que a Ditadura precisou da ajuda do SPFC, um clube de futebol, para fazer se cumprir a lei. Curiosamente, no mesmo ano em que mudou de nome o Palestra de SP contratou o primeiro jogador negro de sua história, após 28 anos de fundação do clube, o Og Moreira Toscaninho. O SPFC já contava com jogadores negros desde a década de 30, apesar de ser rotulado como clube da elite.
    Sobre a final do Paulista de 1942, os palmeirenses alegam que foram encarados pelos jogadores do SPFC como "inimigos da pátria" e que o time "abandonou o jogo, debaixo de vaias da própria torcida". Você tem algum registro do que realmente aconteceu?
    Marcio

    ResponderExcluir
  24. Michael encontrei no blog do marcão a escalação e gols de vasco 3x1 spfc pelo rio-são paulo 1933, além do autor do gol contra o bonsucesso e mais as escalações contra o américa rj na vitória por 7x4, se vc não tiver esses dados de uma passada por lá, procure no google por blog do marcão rio-são paulo 1933, se já tiver peço desculpas.

    ResponderExcluir
  25. gostaria de perguntar se na epoca do canhoteiro, havia numero na camisa do clube, e se havia qual numero ele era??? a partir de que ano começaram a ter numeros nas camisetas do sao paulo de jogo?
    obrigado
    parabens pelo site...é fantastico!!!!

    ResponderExcluir
  26. Se não me engano, a partir de 1948, os clubes paulistas passaram a utilizar. Seleções usaram antes.

    ResponderExcluir
  27. No Brasil: 1947.
    http://super.abril.com.br/esporte/quando-se-comecou-usar-numero-camisas-numa-copa-quando-se-comecou-botar-nome-costas-443179.shtml

    ResponderExcluir
  28. CAnhoteiro, nº 11.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Ribamar_de_Oliveira

    ResponderExcluir
  29. caro perseus, parabens pelo excelente blog, virou leitura obrigatoria!gostaria de saber o porque do spfc nao reconhecer oficialmente como data de fundaçao o ano de 1930; no memorial ha varias referencias a esse periodo,como taça,desenhos etc..

    ResponderExcluir
  30. Ainda referente ao período 1930-1935. Que jogador marcou o 1º gol do SP?

    ResponderExcluir
  31. no treinamento eu posso fazer goleiro,e atacante?
    presciso de dois uniformes? um de goleiro e outro de jogador de linha?

    ResponderExcluir
  32. Anônimo do dia 24. Isto merece um artigo, acho que dá pra fazer. Tenho um rascunho já sobre, mas é muito ofensivo ao SEP, e atualmente, visto a função que ocupo, nem poderia expor algo assim. Mas vou trabalhar em algo sobre sim, até pq sei de novos fatos, não só de 1942 como também de 1935, em que eles tambem deixaram o campo.

    Só que daquela vez sem motivo algum, muito feio, e foram ridicularizados por TODA a mídia, bem diferente de 1942, em que mesmo um jornalista palmeirense, o mais famoso da epoca, nao se atreveu a falar um A contra: Thomaz Mazzoni.

    Mateus, obrigado pela dica, não conhecia o blog. O autor foi o Waldemar aos 42 do 2 tempo de penalti né? Valeu, mas no SPFC esses dados que faltavam foram quase todos completados. Falta realmente muito pouco. Depois até posto uma lista, talvez outros pesquisadores consigam ajudar.

    Fábio, o anonimo que se seguiu respondeu perfeitamente hehe. Só complemento que, ao que parece, no SPFC foi em 1948, durante o Campeonato Paulista.

    Anônimo do dia 28O Clube não reconhece entre aspas. Pois define como sua fundação o dia de sua reestruturação, 16/12/35, mas reconhece em seu primeiro artigo do estatuto que é o clube herdeiro das tradições e glórias do clube nascido em 1930.

    Sinceramente, o clube ainda não adotou de vez sua fundação em 1930 pois muitos de seus primeiros sócios e dirigentes, por tudo que passaram (a enorme dificuldade) nos primeiros anos da nova vida do spfc nao acham justa essa adoção. Entende? Eles que tiveram que batalhar e muito pra termos tudo isso.

    Mas enfim, essa visão vai mudando pouco a pouco. É meio que consenso um dia o SPFC adotará o 1930, acabando de vez com isso.

    Mais detalhes, recomendo ler o marcador "Fundação".

    Ah, o primeiro gol em jogo oficial de 1930 foi de Barthô em São Paulo 6 x 1 Juventus, 23/3, na Javari, aos 10 do primeiro tempo. Muitos jornais noticiaram que esse gol havia sido contra, pq a bola resvalara no zagueiro Segalla, mas na súmula consta de Barthô.

    E preciso corrigir essa informação aqui no site depois.

    Antes disso, teve um gol no torneio inicio, mas isso nao era jogo oficial, toda forma, foi de Formiga, dia 9/2. Esse gol é o mais conhecido e divulgado por ai quando o assunto é esse. Só que, repito, nao era jogo oficial.

    Por fim. Rapaz, eu não sei nada disso sobre treinamento nas escolinhas do SPFC não hehe.

    ResponderExcluir
  33. carisiimo sabes que fim levou o nosso primeiro goleiro campeao de 1931, joazinho, em um site que entrei alguns anos atra dava conta que o mesmo estaria no comercial de sao de sao paulo podes me confirmar isso ? abraços e feliz ano novo

    ResponderExcluir
  34. esqueci de complementar o comercial a que me refiro e o de sao paulo e nao o de ribeirao preto e o ano era 1940 abraços

    ResponderExcluir
  35. O São paulo trocou o tecnico do time junior a gora é o Baresi, e disseram q o Vizoli vai treinar o time B ou expressinho, vcs sabem q campeonato ou jogos esse time vai disputar?

    ResponderExcluir
  36. Alguém tem algumas camisas do França(atacante do São Paulo,hoje no Kashiwa Reysol(JAP)?

    COMPRO E TROCO CAMISAS!

    Perfil no Orkut:
    http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=13078073504707848134&rl=t

    E-mail p/ resposta:
    francis_nine@hotmail.com

    ResponderExcluir
  37. michel o reinaldo não jogou de 2001 a 2003, o reinaldo de 2001 era outro, e fez dois gols no brasileiro daquele ano, o reinaldo que veio do fla mengo e hj ta no botafogo chegou em 2002 para o rio-sp e fez 39 gols com a camisa do spfc, esses são dados que tenho em meus arquivos pessoais, mas posso garatir que houve outro reinaldo no ano de 2001. Quanto ao gol do rai que foi atribuido a mulher no almanaque foi no jogo sp 4x0 juventus, em 1991, mulher fez apenas um gol enão dois, o outro foi de rai. e gostaria que atualizasse sobre os dados do rio-sp de 1933, só me falta as escalações dos jogos 4x1 bangu e 5x2 fluminense, e alguns gols.

    ResponderExcluir
  38. Anônimo do dia 30/12 Não entendi bem a questão, quer saber se depois de jogar no SPFC o Joãozinho teria jogado no Comercial de SP? Não sei dizer no momento e mal temos fichas dos jogadores de 30, pode ter sido, mas antes disso ele deve ter passado por outros clubes. Enfim. Não temos a ficha dele completa =/

    Posso ficar de olho nas pesquisas que fizer por lá nos anos 40, mas só com sorte mesmo.

    Vinicius O time expressinho não disputa competições oficiais, somente participa de excursões ou torneios amistosos, representando o SPFC no exterior, como em 2007, na india. E são jogos oficiais! pois nao existe mais a categoria de base aspirantes, e não são jogos de juniores, logo são oficiais. Esperar pra ver onde eles irão jogar...

    Francis Boa sorte.

    Mateus To viajando aqui, teria escrito em algum lugar que sao os mesmos? Talvez naquela lista de contagem de gols né?

    Essas atualizações estão todas emperradas por aqui. Geralmente a essa altura eu estaria reatualizando tudo, mas estou fazendo isso primeiro no SPFC, ta complicado.

    Mateus, eu vou te passar os dados que tenho. Mas no site, não tenho previsão de quando arrumarei não =/

    Ai se tu puder ver ai e conferir se ainda esta diferente, tu me avisa, por favor, que vou atrás.

    Eu tenho seu e-mail né? Mateus Altino...

    Logo te mando, abraços.

    ResponderExcluir
  39. sim, na contagem de gols, diz 2001/2003. meu e-mail é matheusforrest@hotmail.com

    ResponderExcluir
  40. michel,parabens pelo blog.cada dia conheço pouco mais da GLORIOSA historia do spfc!essa historia do bode augusto eu nao conhecia.Em um canto da minha garagem (0 MORUMBEEr) eu guardo meus artigos sobre o SPFC,tais como canecas,revistas ,etc.. Estou providencindo um boneco de BODE para ficar ao lado dos bonecos do santo paulo. um abraço e saudacoes ticolores!

    ResponderExcluir
  41. Michael,você tem acesso aos arquivos do Estadão?

    Se tiver procure o caderno de Esportes do dia 22/12/1992,lembro que saiu um ranking(coisa pouco comum naquela época)do campeonato paulista que nunca mais vi em nenhum lugar,não me lembro dos critérios,mas adivinha quem era o 1o colocado?

    Era pra ter guardado aquele jornal,mas acabei vacilando e nunca mais vi aquele ranking.

    ResponderExcluir
  42. Perseus,vc sabe se a diretoria do spfc planeja algum evento para comemorar o aniversario do clube ?Saudaçoes tricolores!

    ResponderExcluir
  43. hahah bode augusto? que homenagem hehe.

    Então, evento diz algum jogo comemorativo? creio que não. Pelo calendário que temos creio que não teremos nada nao. Mas nao estou sabendo de nada...

    Marcelo. Arquivos do Estadão? Se precisasse poderiamos tentar em contato com eles lá, mas tudo tem seu $$$ =/

    Era ranking de atribuição de pontos? de pontos conquistados? titulos? ah... não lembra os critérios =/ Mas não consigo imaginar algo fora disso não.

    ResponderExcluir
  44. caro perseus, dos diretores que refundaram o sao paulo em 35 quais tinham ligaçoes com o sao paulo da floresta ? e porque que razao o dr. paulo machado de carvalho foi a favor da extinçao do sao paulo floresta e participou da refundaçao tendo sido se nao me engano ate presidente ? abraços e parabens com seu trabalho em prol do nosso sao paulo

    ResponderExcluir
  45. Teria o SPFC um grupo de universitários no longíquo ano de 1930?

    http://spfcpedia2.blogspot.com/2010/01/jogos-universitarios.html#comments

    ResponderExcluir
  46. obrigado pela resposta.como nao havera nada oficial,farei como em anos anteriores,reunirei amigos para um churrasco, onde terá o torneio de futebol de botao "LEONIDAS DA SILVA",cujo troféu é uma barra de DIAMANTE NEGRO!saudaçoes tricolores!!!ah!quem nao souber o que é futebol de botao pergunte ao seu avõ éh,eh,

    ResponderExcluir
  47. """""Teria o SPFC um grupo de universitários no longíquo ano de 1930?

    http://spfcpedia2.blogspot.com/2010/01/jogos-universitarios.html#comments"""""

    Tentativa de resposta nas "origens", ou mais uma pergunta:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/AA_das_Palmeiras

    Apesar da contestável fonte, é dito que até 1915 só universitários atuavam pela AA das Palmeiras.

    ResponderExcluir
  48. li que o Santos em toda sua História ja passou dos 11 mil gols marcados .
    e que o Corinthians ja ta muito perto de chegar aos 10 mil gols .
    gostaria de saber :quantos gols o São Paulo fc fez em toda sua História?

    ResponderExcluir
  49. Número de gols do SPFC:
    http://spfcpedia.blogspot.com/2007/11/marcos.html

    ResponderExcluir
  50. Número de Gols do SPFC:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Estat%C3%ADsticas_de_jogos_do_S%C3%A3o_Paulo

    9 0 8 3 g o l s ! ! ! ! !

    ResponderExcluir
  51. So vim aqui para dizer que sou muito feliz por ter um clube que nem o sao paulo, nimguem numca jamais vai se igualar nem se quer chegar perto de ter 3 brasileiro tao emocionante,e ainda ser hexa, relmente somos orgulhosos e a libertadores e nossa pode acreditar galera e ainda as sao paulinas sao gatas, valeu somos tricolores, e vamos ser campeons outra vez.

    ResponderExcluir
  52. A data da foto está errada ou o emblema da Deutsche era semelhante ao do SPFC?

    ResponderExcluir
  53. Michael!!
    O Santo Velhinho sempre foi o mascote do São Paulo FC, certo? Mas e o mascote Dr Canindé que era usado pela Gazeta Esportiva para representar nosso tricolor? Você tem informações mais precisas sobre isto?
    Abraço

    ResponderExcluir
  54. brigado por responderam a minha duvida...
    nao entendo porque nao houve ''GRANDE DIVULGAÇÃO'' da camiseta ''retro'' q o spfc fez em homenagem a Chicão e ao Leonidas, na loja do SP no shoping paulista cheguei a ver a do leonidas, mas a mesma nao possuia numero nas costas e o texto q geralmente vinha ''dentro'' da camisa estava nas costas...=// vcs sabem o motivo de tamanho ''desleixo'' em relação a estes nossos idolos?

    obrigado
    Fabio PL

    ResponderExcluir
  55. ah outra duvida...teriam a numeração completa do time q foi campeao paulista em 48-49??? pelo menos do time do ultimo jogo...

    Leonidas era numero 9???

    e Zizinho, q numero possuia?

    brigadao

    ResponderExcluir
  56. ola amigos, escrevo um blog sobre futebol, www.meutimedebotao.blogspot.com

    gostaria de entrevista-los

    abrax
    bom final de semana

    ResponderExcluir
  57. queria saber ond eu posso comprar o dvd do "Tetra" e do "Penta"? manda a resposta pro meu e-mail: fabiofisiofalcao@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  58. Caro Perseus,tenho notado que está dificil de encontrar artigos do SPFC em lojas,e quando o são os mesmos são caros e sem muita variedades.Vc saberia saberia dizer o motivo?Já faz algum tempo o MORUMBEER não recebe um artigo novo. saudaçoes tricolores!

    ResponderExcluir
  59. Saudações tricolores... caro amigo, gostaria de saber como é que canta o bendito grito de guerra oficial do nosso amado tricolor paulista..se tiver um arquivo de audio ou vídeo será q pode passar?
    arcanumterceiro@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  60. saudaçoes,perseus!ouvi de um vendedor,que a WARNER,nao autoriza o liçenciamemto de produtos do SPFC para a linha popular.A minha pergunta é:COMO FICA A META PARA TERMOS A MAIOR TORCIDA DO BRASIL EM ALGUNS ANOS?DEIXO CLARO QUE NAO COMPRO PRODUTOS PIRATAS!

    ResponderExcluir
  61. O São Paulo da Floresta só ficou conhecido por esse nome depois de 1935?

    ResponderExcluir
  62. Respondo a dúvida acima com a Wikipedia mesmo. O autor colocou como referência o livro do Conrado Giacomini, Dentre os grandes és o primeiro.

    Essa forma de se referir ao antigo São Paulo é recente. Arrisco dizer que é dos anos 90.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Paulo_da_Floresta

    ResponderExcluir
  63. amigos vlw as respostas das minhas duvidas...mas ai me veio outra rs

    é o seguinte, o são paulo ja goleou o velez no morumbi por 5x0, num show do frança (conforme esta na capa da revista do SPFC numero 85), mas nao acho informações dessa partida, tipo se foi mesmo 5x0 , a data, quem fez os gols etc...vcs podem ajudar? e sabem onde posso achar o video desses gols?
    brigadao

    ResponderExcluir
  64. Eu sei que a competição é a Supercopa.

    ResponderExcluir
  65. ola caros tricolores... venho atraves deste pedir mais informações sobre o tricolor entre 1935 a 1945 "fora de campo", quero informações sobre os bastidores politicos, como o jogo do pacaembu onde começou a surgir a alcunha de o mais querido, a aquisição do canindé, a relação com o governo na era vargas...
    Por favor, se possivel peço que estas informações sejem enviadas para o email: vitor-rc@hotmail.com...
    de ante mão já lhes agradeço...

    ResponderExcluir
  66. Alguem poderia me dizer quantos Gols Foram feito no Morumbi até o dia de hoje?
    é para um trabalho de escola.
    desde ja eu agradeço!
    mande um email para
    tunicosousa@gmail.com

    ResponderExcluir
  67. Oi.

    Eu gostaria de saber a localização do córrego que passa embaixo do estádio. Pelo que vi no jornal, fica atrás do gol oposto aos vestiários. Esse córrego será canalizado 1 a 2 metros abaixo do curso atual?

    Luiz - São Paulo

    ResponderExcluir
  68. gostaria de saber qtos jogos o são paulo fez no morumbi, qtos gols fez e nº de vitorias e derrotas??? vcs tem 1 mês pra me dar resposta hein? rs (brinks)

    ResponderExcluir
  69. Michael Serra, boa tarde!

    Gostaria de saber quantos gols o SPFC já marcou em toda a sua história.

    Muito obrigado

    Att.,

    Thiago

    ResponderExcluir
  70. Gente, vo responder por aqui mesmo. Pq está uma correria desgraçada e mal tenho tempo de passar pelo blog, só postar o que ja tenho mais ou menos pronto.

    Entao vamos lá.

    ThiagoSPFC, na atual recontagem, tem 9293 gols marcados se considerados desde 1930, se desde 1935, 8818 gols

    Fábio e KikoSe me der um mes mesmo, será util, pois estamos revisando tudo, este número ainda não está definido, estamos verificando uns 4 jogos ainda, pendentens de algumas confirmações. Te devo essa.

    vitor-rc. Seu pedido se encontra aqui no blog mesmo, de uma olhada em nossa seção história, na coluna central. Lembrando em casa te mando no e-mail.

    Gente, pra ver se suas perguntas são respondidas, assinem o leitor de rss dos comentários, aparece automaticamente e facilita para voces, e pra mim tambem hehe.

    Goleada no Velez
    04.09.1997 Supercopa João Havelange
    São Paulo (SP) Estádio Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi)
    5 X 1 Club Atlético VÉLEZ SARSFIELD (Argentina)
    Rogério Ceni; Cláudio, Rogério Pinheiro, Bordon e Serginho; Edmílson (Alexandre), Sidney e Luís Carlos (Fabiano); França (Marcelo Sergipano), Dodô e Marcelinho Paraíba.
    Técnico: Darío Pereyra
    Gols: Marcelinho Paraíba; Compagnucci (gol contra); Dodô (2); França
    Árbitro: Eduardo E. Gamboa Martínez (Chile)
    Renda: R$ 19.309,00
    Público: 2.271
    Uniforme SPFC: I - Branco
    Adidas Bombril

    Sobre SPFC da FlorestaO SPFC era da Floresta como hoje é do Morumbi. Em um dado contexto, ainda hoje somos chamados de SPFC do Morumbi, mas não que isto seja um nome de clube, entende? Naquela epoca tambem era assim.

    Passou a ser dissociados, a ser um nome de clube, nos anos 90 mesmo, por intriga da oposição... Temos um artigo aqui no site que explica isso.

    Grito de Guerra O Grito de guerra é audivel em duas versões. Uma nós temos na seção downloads. chamada Bola no Barbante (veja em audio http://www.4shared.com/dir/5915345/75d402bc/sharing.html ). E outra é recente, saiu no novo CD do SPFC, o Coração de Cinco Pontas.

    ResponderExcluir
  71. Ouvi um papo de 1 gambá de que nos anos 50, o Tricolor estava a beira da falência e Corinthians e o Palmeiras deram grana e bancaram o Tricolor naquele ano. Não achei nada nada na net até agora sobre isso?? Esse fato procede? Abraço

    ResponderExcluir
  72. Anônimo, primeiro que teu amigo gambá é daqueles que falam daquilo que nem sabem, pois a "história" teria sido nos anos trinta, e - obviamente - também não foi nada disso.

    veja isto: Barricas? É lenda...

    ResponderExcluir
  73. Michael Serra MUUUUUUUUITO OBRIGADO!!!!!!!!!!!

    vlw mesmo pelo jogo do Velez (pena nao ter 1 link desse jogo no youtube =/)e vo ficar na expectativa pelos numeros do SPFC no morumbi, pode ver sucegado, esse time só da orgulho (embora esse ano ta dificil de ver -//)

    ResponderExcluir
  74. Michael,

    Nos Uniformes Desenhados, em 1989, tem uma camisa com um logo vermelho no peito (lateral).
    A imagem diz que é KKT. Do que se trata, tem foto dessa camisa? O SP jogou partida oficial com ela?

    ResponderExcluir
  75. Thiago, sim. O patrocinio era da TV KKT do Japão. Jogou uma partida oficial sim, embora tenha jogado com o expressinho. No momento não tenho imagem escaneada aqui. Mas está numa revista São Paulo Notícias de 1989.

    Na verdade, tomei conhecimento dessa camisa por um amigo, chamado Victor Estevão. Ele me mostrou mas pediu para nao divulgar a imagem dela ainda, pq ele a queria divulgar num livro. O livro ainda não saiu, e eu ainda nao divulguei hehe... XD

    Abraços.

    ResponderExcluir
  76. Pessoal, vcs tem os dados do Sao Paulo no Showbol??? eu sei q a campanha é vexatoria, (até o dia de hoje, nao ganhou 1 jogo =//) mas tem jogadores la q eu nunca vi jogando pelo Sao Paulo...tem como vcs pegarem o time completo dessa edição, e o das 2 anteriores?
    vlw mesmo
    Té+

    ResponderExcluir
  77. Oi, Michael!
    Gostaria de ver um tópico sobre o calção preto do São Paulo - peça recente no uniforme tricolor. Muitos sites não oficiais, inclusive este, trazem o calção preto como sendo parte do uniforme alternativo do São Paulo. E de fato é, já que com as regras da Fifa sobre a repetição das cores o São Paulo passou a atuar também com o calção preto, principalmente quando usa a camisa com as litras verticais. Mas nem mesmo o site oficial traz os uniformes do tricolor. E até a metade dos anos 90 aproximadamente o São Paulo ainda usava a camisa alternativa com o short e meião brancos, uniforme que consagrou em diversas conquistas. Acho legal explicar essa história. Parabéns pelo site. Vai além, muito além do site oficial do São Paulo... Abraço!

    ResponderExcluir
  78. Por favor Michael Serra
    Quem são os Conselheiros de Situação do São Paulo?
    Responda pra mim, quem são os 5 Conselheiros de Situação, que não estão trabalhando na Diretoria do São Paulo, mas, são os Conselheiros de Situação mais forte dentro do clube.
    Pretendo entrar em contato com esses Conselheiros.
    Dependendo de sua resposta, vou entrar em contato com esses Conselheiros semana que vem ou na próxima.
    Responda pra mim e eu coloco no blog o assunto para você ver.

    Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
  79. Por favor Michael Serra
    Quem são os Conselheiros de Oposição do São Paulo?
    Responda pra mim, quem são os 5 Conselheiros de Oposição, mais forte dentro do clube.
    Pretendo entrar em contato com esses Conselheiros.
    Dependendo de sua resposta, vou entrar em contato com esses Conselheiros semana que vem ou na próxima.
    Responda pra mim e eu coloco no blog o assunto para você ver.

    Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
  80. Por que a Globo insiste em dizer que o Soberano é "apenas" 20 vezes campeão Paulista?
    Poxa, o São Paulo é 21 vezes campeão Paulista. O primeiro foi em 1931 lá no São Paulo tem até a foto desse time campeão. Por que, então a Globo insiste em dizer que são 20 e não 21 títulos paulistas do São Paulo?
    São Paulo Futebol Clube
    Fundação: 25 de Janeiro de 1930
    Extinção: 14 de Maio de 1935
    Refundação: 16 de Dezembro de 1935
    Gilberto_SPFC

    ResponderExcluir
  81. Por que a Globo insiste em dizer que o Soberano é "apenas" 20 vezes campeão Paulista?
    Poxa, o São Paulo é 21 vezes campeão Paulista. O primeiro foi em 1931 lá no São Paulo tem até a foto desse time campeão. Por que, então a Globo insiste em dizer que são 20 e não 21 títulos paulistas do São Paulo?
    São Paulo Futebol Clube
    Fundação: 25 de Janeiro de 1930
    Extinção: 14 de Maio de 1935
    Refundação: 16 de Dezembro de 1935
    Gilberto_SPFC

    ResponderExcluir
  82. tomo junto sp na luta ate o fim
    oq conteceria se o rogerio ceni mudace de time
    fosse:deus que me pedoe nem bate na madeira bate no concreto logo
    he como eu ia dizendo se o rogerio fosse
    odeio esse palavra chega acer uma ofença ~
    he corinthians ou melhor dizendo ganba
    ou ganbazada??

    ResponderExcluir
  83. Boa tarde! Amigos São Paulinos preciso tirar uma duvida sobre a camisa do São Paulo de 2003. No campeonato paulista de 2003 as camisas que os jogadores usavam constavam o nome do jogador atrás? e a numeração era fixa para cada jogador? O São Paulo disputou alguma competição em 2003 em que as camisas tinham nome do jogador atrás?
    Muito obrigado amigos!
    Cleber Venze

    ResponderExcluir
  84. Sim, as camisas do SPFC durante o Paulista de 2003 tinham nomes atrás sim. Mesmo no primeiro jogo, contra o Paulista de Jundiai, em que foi usado ainda o uniforme antigo.

    E a numeração era fixa sim. Só não a tenho aqui no momento.

    ResponderExcluir
  85. porque quando o sao paulo perde pro meu time palmeiras de 2 a 0 vpces nao poi ai no saite a e quase mi esquesi pq o sao paulo e chamado de bambi

    ResponderExcluir
  86. mamo mata os banbi palestra palestra

    ResponderExcluir
  87. pq diserom isso vamo mata os bambi palestra palestra quem falou iso

    ResponderExcluir
  88. prepara sp q vcs a hora q vcs pega o meu palmeiras e do ratinho do sbt vai toma uma casetada

    ResponderExcluir
  89. Esses quatro comentários acima foram tão bizarros, que vão ficar ai, de exemplo hahaha.

    ResponderExcluir
  90. caro perseus,alem de porcos,sao BURROS!

    ResponderExcluir
  91. mais raro q o calção preto é ter o calção VERMELHO do sao paulo rs
    e GRAÇAS A DEUS EU TENHO rsrs
    nao sei pq nao jogaram mais com ele, eu acho q combina com a camisa listrada...
    vcs poderiam pesquisar qtos jogos o SPFC fez com o calção vermelho??
    té+
    vlw

    ResponderExcluir
  92. caro perseus,vi em uma revista,que nos anos 30,a camisa 2 do spfc,tinha um desenho diferenteao da atual,com as listras da mesma largura e a listra branca nao separava as vermelhas das pretas.vc tem alguma informacao sobre esse uniforme?SAUDACOES TRICOLORES

    ResponderExcluir
  93. Caro Bode Augusto e caro Perseus.

    Desculpe a intromissão. Já vi em algum lugar essa informação também, mas como não vi fotos que comprovasssem, penso que se trata de um erro. Na verdade, as listras brancas parecem ser mais largas nos anos 30, só isso.

    ResponderExcluir
  94. Quantos gols o são paulo tem na historia do time ?

    ResponderExcluir
  95. Michael. Na bandeira tricolor há 5 listras, certo? (Branca, vermelha, branca, preta e branca) A largura da listra branca de cima tem a mesma largura da debaixo ou é mais larga por conta das estrelas, como a que você coloca na home do blog e o site oficial também?

    ResponderExcluir
  96. é.... oficialmente, tecnicamente, ou na prática?

    Oficialmente não posso te afirmar nenhuma coisa nem outra, o estatuto nao é claro sobre. Ele só diz que a faixa branca do meio tem metade do tamanho das coloridas em volta.

    Tecnicamente, interpretando o estatuto, se a faixa central é realmente central, logo as outras faixas sao equidistantes, ai a bandeira seria totalmente simétrica, diferente dos exemplos que usamos.

    Na prática, como se vê no site oficial, nao é assim. Pode ser erro de design. Teria que ver na bandeira la do mastro hehe.

    Enfim, o estatuto tem muitas brechas de interpretação, ai temos que ver na prática. Mas a prática é feita em cima dessas brechas, logo pode nao seguir um padrão, enfim...

    é tudo complicado hehehe.

    ResponderExcluir
  97. Fabio PL, essa informação dos calçoes vermelhos eu ainda estou pesquisando, alias, todas as camisas usadas em cada jogo.

    Bode, sim, a camisa de 1933 tinha as faixas brancas da mesma largura das demais, mas foi só nesse ano.

    Anônimo, o numero de gols é o seguinte: 9347, desde 1930. 8872, desde 1935. Agora, pode aumentar, existem uns jogos controversos que estou tentando comprovar existencia...

    ResponderExcluir
  98. Caros tricolores. Na prática, a listra de cima e a listra de baixo, ambas brancas, tem (no olhômetro) a largura de 1,5 vezes a das faixas vermelha ou preta e a branca central é metade das coloridas, desde os desenhos mais antigos. Deve haver, ná prática, uma proporção entre largura e altura também (a da Nacional é 10x7 e a francesa é 3x2).

    ResponderExcluir
  99. Só na prática mesmo. Nos estatutos, nada... =(

    ResponderExcluir
  100. GOSTARIA DE SABER...

    SOU MUITO FÃ DO ROGÉRIO CENI E SÓ FALTA UMA ESTATISTICA PARA MINHAS ANOTAÇÕES...

    QTOS GOLS ROGÉRIO CENI FEZ EM DECISÕES POR PÊNALTIS???

    SE ALGUÉM SOUBER, AGRADEÇO.

    ResponderExcluir
  101. pessoal parabens sempre pelas pesquisas e dados sobre o são paulo, parabens sempre!!!
    gostaria de saber a primeira vez que o time usou a camisa listrada, quando foi, e contra quem?

    ResponderExcluir
  102. Paulo Alves. Essa ficarei te devendo, mas espero te responder em uma semana. Não tenho esses dados no momento, mas acho que consigo encontrar.

    Fábio Pl. Em meus registros consta que foi em 19/06/1932 SPFC 2 x 0 SCCP. Esse jogo foi o jogo de entrega das faixas de campeao ao SPFC. PArece ter sido uma ocasião especial, de gala, e para comemorar, criaram esse uniforme

    Digo parece, pois, existem alguns jogos antes que o uniforme utilizado é desconhecido. Deve ter sido o branco, mas enfim, nao da pra afirmar...

    Abraços e valeu o apoio.

    p.s. Paulo, por favor, se eu nao responder em uma semana, me cobre em serra.michael(arroba)gmail.com. Quero mesmo pesquisar isso.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  103. Michel

    qual foi a ultima vez que o SP perdeu 2 jogos seguidos no morumbi? seguidos que eu digo é sem ter jogo fora no meio deles...

    ResponderExcluir
  104. ja descobriram no blog, valeu michael

    07.10.2007
    Competição Campeonato Brasileiro 2007
    Estádio Cícero Pompeu de Toledo – Morumbi
    SÃO PAULO Futebol Clube (SP) 0 X 1 Sport Club CORINTHIANS Paulista (SP)

    10.10.2007
    Competição Copa Sulamericana 2007
    Estádio Cícero Pompeu de Toledo – Morumbi
    SÃO PAULO Futebol Clube (SP) 0 X 1 Club Deportivo Los MILLONARIOS (Colômbia)

    ResponderExcluir
  105. qeria saber se o SP vai contratar o Luis Fabiano, e se sim, quando será.
    responde pra mim nesse perfil:
    gabi.franjinha@hotmail.com

    Valeu!

    ResponderExcluir
  106. caro Perseus,gostaria de saber se existe algum artigo no estatuto do clube que regularmente a homenagem a idolos com estatuas nas dependencias do SPFC,um abraço e SADAÇOES TRICOLORES!

    ResponderExcluir
  107. Que eu me lembre, nada. Nem contra nem a favor, nem regulamentando. Ate pq, nao existem. Só tem de dirigentes.

    Tá, o maximo que tem é um busto do Pedrosa, que foi goleiro, mas está mais é pq tb foi dirigente.

    ResponderExcluir
  108. mas e a estatua de leonidas no memorial?

    ResponderExcluir
  109. ayrton diego de aquino nogueira8 de junho de 2010 às 14:36

    eae tudo bem
    voces acham q o sao paulo tem
    elenco pra ganhar essa libertadores ?

    ResponderExcluir
  110. Meu caro,

    Hoje recebi um email com os seguintes fatos sobre o Morumbi. Isto procede?

    "O Canindé não foi comprado. Ele pertencia ao antigo clube Germânia. Durante a guerra o Germânia foi expropriado e o terreno entregue ao são paulo que pouco antes havia fracassado na tentativa de surrupiar o Palestra Itália.

    Tempos depois, o são paulo vendeu o que ganhou de graça e comprou parte do terreno no Morumbi. O restante é concessão por 99 anos feita pelo então governador Adhemar de Barros."

    ResponderExcluir
  111. uhahuahuahuahuhua Absolutamente nada verdadeiro.

    O SPFC comprou o canindé em 1944 por 740 mil cruzeiros. Os proprietários eram os Vanucci, um casal de italianos, que alugavam o canindé para a Associação Alemã de Esportes - Deutscher SC. (que nada tem a ver com o Germânia/Pinheiros.

    E o terreno do morumbi é propriedade privada, totalmente adquirida, nunca foi concessão hahahaha

    nossa, esses caras viajam.

    ResponderExcluir
  112. ola michel e pessoal do site, (q alias me deixa sempre orgulhoso de torcer pra esse time, nunca vi nenhum site ter tantas extatisticas sobre 1 clube de futebol como esse, vcs estao de parabens!!!)
    gostaria de saber do pq nao existir 1 site da loja oficial do sao paulo q fica nos shopings....
    tem tanta camisa linda la, q merecia ter 1 site pra exposição...=/
    e por ultimo, qual era o numero da camisa do roberto dias (zagueiro) nos anos 60?
    a camisa retro dos anos 60 lançada pelo clube na loja oficial nº4 é em sua homenagem???
    abraço

    ResponderExcluir
  113. Não saberia dizer exatamente, mas creio que as SAO Store não possuem site de venads para nao concorrer com o site oficial do SPFC para vendas na internet. Compreende?

    O complicado é que tem produto que só vendem na SAO, correto?

    Quando a camisa do Roberto Dias. Então, naquela época a numeração não era fixa. Dependia da posição em que jogasse. Como ele ja jogou de zagueiro e meio campo, deve ter variado.

    Tentarei confirmar por aqui com qual camisa ele mais jogou, depois aviso.

    ResponderExcluir
  114. Roberto Dias jogava com a camisa 4 mesmo. Agora só me falta confirmar se a retrô é dele. Deve ser hein. Ja ja confirmo

    ResponderExcluir
  115. salve galera saopaulina
    me ajudem numa promoção
    gostaria de saber como era chamado o timaço do saopaulo da decada de 40 que conquistou 5 paulistas naquela epoca.time que contava com leonidas
    abraços

    ResponderExcluir
  116. queria saber se daria para fazer uma parceria com http://www.estacaospfc.net/

    obrigado pela atenção
    meu email santos.souza2010@globomail.com

    ResponderExcluir
  117. O apelido do time nos anos 40 era Rolo Compressor.

    Leonardo, entrarei em contato.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  118. salve galera saopaulina
    salve michael serra
    gostaria de uma ajuda ae
    Qual foi o último goleiro do São Paulo FC a vestir uma camiseta número 12?
    abraços
    vlw pela atenção
    saudaçoes saopaulinas

    ResponderExcluir
  119. vlw michael serra obrigado

    ResponderExcluir
  120. salve salve
    por acaso otreinador que levo o saopaulo pra libertadors depois de 10 anos
    foi emerson leao?
    grato desdeja

    ResponderExcluir
  121. O treinador no final do brasileiro de 2003 era Roberto Rojas, o ex-goleiro chileno. O time que caiu na semi da libertadores de 2004 era dirigido pelo Cuca. O de 2005, campeão, foi dirigido 1º pelo Leão e depois pelo Paulo Autuori.

    ResponderExcluir
  122. Sugestão: FORA DIRETORIA! Esse bando de mauricinho briguento (Leco e cia) está afundando meu time!

    ResponderExcluir
  123. salve nação saopaulina
    gostaria de uma ajudae para saber
    qual foi o ultimo jogador do saopaulo que fez tres gols na msma partida abraços

    ResponderExcluir
  124. salve nação saopaulina
    gostaria de uma ajudae para saber
    qual foi o ultimo jogador do saopaulo que fez mais de tres gols na msma partida abraços

    ResponderExcluir
  125. No ano __ um jogador estrangeiro foi contratado pelo tricolor para ser Atacante. Este jogador é _______ ( nacionalidade ), disputou 11 partidas, não marcou nenhum gol e foi um grande sarro de piadas entre os torcedores. Já disputou No ano __ um jogador estrangeiro foi contratado pelo tricolor para ser Atacante. Este jogador é _______ ( nacionalidade ), disputou 11 partidas, não marcou nenhum gol e foi um grande sarro de piadas entre os torcedores. Já disputou eliminatórias da copa e também copa américa. Hoje ele é reserva de sua seleção com seus 32 anos. O nome deste jogador é __________ ?eliminatórias da copa e também copa américa. Hoje ele é reserva de sua seleção com seus 32 anos. O nome deste jogador é __________ ?

    podem me ajuda nação?

    ResponderExcluir
  126. Caro Perseus, vc teria dados do primeiro jogo do TRICOLOR? Tais como ficha do jogo, sumula, fotos, etc. SAUDAÇOES TRICOLORES!

    ResponderExcluir
  127. Desejaria saber as fichas tecnicas de dois jogos do torneio rei dadá em 1995, S.Paulo 2x1 Uberlandia e S.Paulo 0x0 Ferroviaria. nos penaltis Sp 5x4.

    ResponderExcluir
  128. Augusto:
    http://spfcpedia.blogspot.com/2009/08/jogos-do-sao-paulo-em-1930.html
    Foto:
    http://spfcpedia.blogspot.com/2008/06/equipes-postadas-anos-30.html

    Anônimo. Me envie algum e-mail aqui (serra.michaelARROBAgmail.com) para que possa lhe enviar. Não planejo colocá-las no site, por enquanto.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  129. Anonimo de posts antes, sobre 3 gols numa mesma partida.

    Fernandinho, 4 gols, esse ano mesmo, em sua estréia.

    ResponderExcluir
  130. Fernando Macedo Soares3 de agosto de 2010 às 20:33

    Boa Noite,

    Vocês precisam fazer uma importante correção.
    Omitiram da Comissão Pró Estádio do Morumbi o nome de meu avô JOSÉ FERNANDO DE MACEDO SOARES JUNIOR, que além de ter sido da Comissão desde 1952, foi também o principal Tesoureiro da Construção do Morumbi. Além disso, creio que foi o Dirigente que por mais tempo serviu ao São Paulo Futebol Clube, em várias funções, como Diretor de Esportes Amadores, Presidente do Conselho Fiscal, foi também um dos idealizadores do CT da Barra Funda e também Tesoureiro da Construção do CT. Nem sempre a memória do Agnelo é 100% confial.
    Tenho documentos relativos a tudo que comentei aqui.

    ResponderExcluir
  131. Gostaria de saber se há aqui nesse site algum ranking de numero de jogos com a camisa do Sâo Paulo por jogador.
    Procurei muito ja e não encontrei.

    obrigado

    ResponderExcluir
  132. Gostaria de saber o ibope de globo (semifinal da libertadores) versus band (debate dos presidenciáveis) de 05/08/10.

    ResponderExcluir
  133. Caro Perseus. Nenhuma foto do Sao Paulo de 1935 ainda? Até hj não vi nenhuma em lugar nenhum do mundo. Totalmente rara.

    ResponderExcluir
  134. Perseus,na verdadde eu queria dados do jogo,como nome do arbitro,publico,renda,etc..MAS valeu pela atençao.Outra coisa,a materia da revista oficial,na pagina 22,é sua,não?Por que não tem o credito? Parabens pelo trabalho e SAUDAÇÕES TRICOLORES!

    ResponderExcluir
  135. tem um menino no bota que é d+

    Valdivia

    ResponderExcluir
  136. Na verdade tenho uma pergunta BEM simples, meu nome é André Bom, tenho 18 anos e morei a vida toda no estado do RJ, e aqui é MUITO complicado acompanhar os jogos do Tricolor.. só de uns 4 anos pra cá, quando comecei a ter acesso a internet em casa, com comodidade e talz, passei a acompanhar 100% o Tricolor... e eu não me recordo, quem era o camisa 10 do São Paulo em 2002 ! é minha unica duvida, bem simples pra vcs responderem até... haha, obrigado

    ResponderExcluir
  137. sou viviane de aparudentopolis Paraná queria saber quanto tempo o dagoberto vai ficar no são paulo.até obrigado espero q vcs respondão

    ResponderExcluir
  138. Meu nome é Sérgio Basílio, moro em Osasco, sou fanático pelo São Paulo, e muito mais fanático pela história são-paulina

    A história são-paulina é minha "fuga"

    quando as coisas não vão bem para meu Tricolor, refugio-me na grandeza do Passado, com esperança de que o futuro o imite

    Quero esclarecer uma dúvida com Michel Serra, este cidadão que nos enriquece em cultura são-paulina

    O senhor teria material sobre uma partida do SPFC contra o Uruguai, gol de Pedro Rocha, uruguaio, ídolo de sua pátria e da nossa pátria tricolor, gol este em pleno Centenário?

    Só tenho a ficha técnica do "Almanaque do SPFC"

    Muito pouco

    Saudações sampaulinas

    ResponderExcluir
  139. Olá,
    O cartunista Dino Alves retratou os 'Maiores Idolos do São Paulo'. Eu vi essa imagem am um blog no qual a fonte da imagem indicava para o SPFCPedia.Estou procurando faz tempo essa imagem numa extensão maior. Gostaria de fazer um quadro com ela para dar de presente, então se vc pudesse ajudar, salvaria meu presente rs.
    obrigada desde já
    Allana

    ResponderExcluir
  140. Allana, infelizmente so tenho nesse tamanho: http://spfcpedia.biz/jogadores/maiores-idolos.jpg Maior, só tirando foto lá no memorial do Morumbi mesmo. =(

    Sergio Basílio. Então, ainda não! Não consegui nada dessa raridade, que imagino ter sido um espetáculo fenomenal, o SPFC jogando com um a menos, no Centenário cheio, contra o Uruguai, ainda forte, com gol de Pedro Rocha. Deve ter sido fantástico. Mas infelizmente ainda não encontrei nada a mais sobre... Fico devendo.

    Viviane de PRudentópolis, o Dagoberto tem contrato até 18/04/2012

    André, do RJ, o camisa 10 de 2002 era o Adriano, MC, o Adriano Gerlin, lembra dele? jogou no Náutico. Seleção de juniores...

    Isso no Rio São Paulo né, nas demais competições o numero nao era fixo.

    Bode Augusto. Não entendi, isso ai que pediu consta daqueles links que indiquei hehehe.

    Desculpa a demora, gente.

    ResponderExcluir
  141. Olá.. gostaria de saber de que ano é e camisa com cordinhas.. vlww

    ResponderExcluir
  142. Obrigada MIchael... Poxa, então se alguém for de SP e der uma passadinha la no Memorial qualquer dia desses, tiram uma foto com alta resolução do cartoon dos melhores do mundo pra mim... Ahahaha o braço eu tb n quero n né?
    brigada + uma vez
    abraço

    ResponderExcluir
  143. Acho que digitei alguma coisa errada porque abriu uma pagina que constava apenas a lista de jogos.È dificil digitar com estes cascos!Rsrsrs.MAS consegui encontrar o que queria.Obrigado e saudaçoes tricolores!

    ResponderExcluir
  144. TENHO UM ALBUM DE FIGURINHAS DO BRASILEIRO DE 71(ACHO),COMO FAÇO PARA TE ENVIAR AS FOTOS?ABRAÇOS ARRUDA! ESTE É O MELHOR SITE SOBRE O SÃO PAULO!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  145. vlw michael, grandes informações...

    outras duvidas q tenho:

    -ja li em outras revistas e confio nesses numeros:

    - em classicos contra o curinthians temos 94/96 vitorias, somando as de antes de 35, mas certeza mesmo q só as de 35 pra cá somadas apenas 88 ????

    - vitorias contra palmerinha tenho certeza q ja passou de 100, pq tenho 1 placar q indicava ja 98 vitorias a alguns anos atras, tenho certeza q temos 102 ou 101 vitorias...

    pode confirmar esses dados?
    flw
    belo trabalho!!!

    ResponderExcluir
  146. Caro Michael,dia 16 de dezembro DIA TRICOLOR,está chegando!O que vc acha dos leitores do BLOG marcarem um encontro no SANTO PAULO neste dia?

    ResponderExcluir
  147. ROGERIO CENI TERIA CONDIÇAO DE JOGAR PELA SELEÇAO BRASILIRA AINDA SE ELE QUISER?

    ResponderExcluir
  148. Sergio Basilio, Osasco/SP

    Existe alguma corrente ideológica dentro do clube em prol de se rever a história da fundação?

    Para mim, o São Paulo é de 1930, não podemos negar jamais isso!

    ResponderExcluir
  149. Anônimo do album de figurinhas. Oi, obrigado! se puder me enviar em serra.michael(arroba)gmail.com eu hospedo e divulgo em seu nome. Por favor.

    Fábio PL. Os numeros exatos agora só tenho no trabalho. Mas eles vem sendo divulgados, corretamente, no site oficial. Se quiser, por favor, me envie um email em serra.michael(arroba)gmail.com que do trabalho lhe envio os dados ja divulgados.

    Anônimo do dia 10/9. No bar dia 16? pode ser. Deixa ver se é dia de trabalho hehe. Quinta, teria que ver se rola hehe. Vamos pensando...

    Anônimo sobre o RC... Tipo, O mano estará vendo o proximo jogo do SPFC contra o Bota. Quem sabe? hehehe

    Sergio Basilio. Sim, existe sim! Mas nao posso comentar muito sobre hehe.

    ResponderExcluir
  150. precisamente em que época o time sao paulino precisou se concentra na Igreja da Consolaçao?

    Sergio Basilio, Osasco, SP

    ResponderExcluir
  151. Michael

    Por suas estatísticas quantos jogos(contando amistosos) o SPFC fez no Morumbi desde 1960 até o final de 2009?

    Fiz uma lista e deu 1398 jogos,821 vitórias,358 empates,219 derrotas,2661 gols marcados e 1263 gols sofridos.

    Eu fiz também a frequência dos resultados no Morumbi.

    ResponderExcluir
  152. Incluindo SPFC 0x3 Goiás,cheguei ao número de 1424 jogos no Morumbi.

    Contando até a última partida contra o Goiás.

    1424 jogos

    837 vitórias

    362 empates

    225 derrotas

    2708 gols marcados

    1289 gols sofridos


    Das 837 vitórias,foram :

    1x0 - 171 vezes
    2x0 - 139
    3x0 - 80
    4x0 - 48
    5x0 - 18
    6x0 - 7
    7x0 - 2
    8x0 - 2
    10x0 - 1

    2x1 - 125
    3x1 - 88
    4x1 - 36
    5x1 - 19
    6x1 - 13
    7x1 - 2
    8x1 - 1

    3x2 - 40
    4x2 - 23
    5x2 - 10
    6x2 - 2

    4x3 - 4
    5x3 - 6

    Dos 362 empates:

    0x0 - 120
    1x1 - 165
    2x2 - 60
    3x3 - 13
    4x4 - 4


    Das 225 derrotas:

    0x1 - 67
    0x2 - 40
    0x3 - 12
    0x4 - 3

    1x2 - 55
    1x3 - 16
    1x4 - 4

    2x3 - 12
    2x4 - 5
    2x5 - 3

    3x4 - 6
    3x6 - 1

    4x5 - 1

    ResponderExcluir
  153. hideki, sobre as estatisticas, o total ate agora sao 1430
    tem uns jogos que foram no morumbi que o almanaque do spfc, erroneamente, diz que foi no pacaembu, e vice-versa, enfim...

    Sergio Basilio, entre 1936 e 1938, ate a incorporação com o estudantes. Só que datas exatas, exatas, nao sao conhecidas.

    ResponderExcluir
  154. Olá!
    Gostaria de saber se você tem em seu arquivo a foto do time do São Paulo, nos anos 30, pousando com uma faixa que dizia: "o trabalhador precisa ter vez e voz no Estado novo". Sou são paulina e comunista e, desta forma, preciso esfregar a foto na cara de certos camaradas que dizem que o SPFC sempre foi um time burgues!

    Grata,
    Luciana Ribeiro Paneghini

    ResponderExcluir
  155. ola boa noite nao consigo assessar a secao todos os jogos so da open os porque

    andre mario SERGIPE ARACAJU

    ResponderExcluir
  156. APESAR DE SER GREMISTA ESSE SITE È MARAVILHOSO BEM DETALHADO VC PODERIA M DIZER SE TEM UM IGUAL A ESSE DO GREMIO OU DE CLUBES PORTUGUES

    ANDRE MARIO ARACAJU SERGIPE

    ResponderExcluir
  157. o que vocês acham + incrível, o TIMÃO se dar bem na libêrtadores ou o SÃO PAULO ficar alguns anos sem ir ao mesmo torneio dando chances aos rivais?

    ResponderExcluir
  158. Sergio Basilio, Osasco, SP

    Michel Serra, veja isto
    não sou um pesquisador como você mas detecto as mentiras, garimpo informações, vejo as contradições
    a história de 1942 é uma história contada de duas maneiras diferentes:

    no texto 'Arrancada Heróica' de Miro Moraes, que é comum na Internet, segue o relato
    "Ao invés de hostilidades e vaias, foram nossos atletas esmeraldinos, recepcionados e aplaudidos de pé, tanto pela a gente palestrina, como pelos contrariados são-paulinos. Pois, todos que ali estavam, perceberam, que tantos aqueles atletas alviverdes, como o clube que representavam, eram tão brasileiros, quanto a todos que ali se encontravam. Aqueles entusiastas italianos, assim como amavam a sua antiga Pátria, também, nutriam por aquela nova terra que os acolheu, um enorme carinho. "

    Já Oberdan Cattani, no livro Os dez mais do Palmeiras, descreve assim o mesmo fato:
    “As vaias não eram de futebol. Era muito pior. Era ódio. Até hoje ouço aquele barulho cruel. Vaiaram até a bandeira da nossa Pátria!”.


    Afinal, o que houve em 42?
    A maior das vaias já ocorrida ou o maior dos aplausos?
    Este fato precisa ser esclarecido já. O SPFC não pode ser alvo de tanta mentira!

    ResponderExcluir
  159. Eu gostaria de ver a lista de todos os jogos do SPFC de 91 a 2000 e as outras também, porém o link está fora. Não teria como arrumar?

    Valeu!

    ResponderExcluir
  160. Fotos de Gatas do São Paulo, não tem no blog?

    ResponderExcluir
  161. Amigos, bom dia.

    Fui consultar os uniformes do são paulo e todas as imagens estão apresentando erro.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  162. Michael Serra

    Você sabe por onde anda o Eric? Ele tem contrato com o São Paulo? O contrato dele vai até quando?
    Você sabe por onde anda o Tiago Azulão? Ele tem contrato com o São Paulo? O contrato dele vai até quando?
    Você sabe por onde anda o Léo Gonçalvez? Ele tem contrato com o São Paulo? O contrato dele vai até quando?
    Você sabe por onde anda o lateral direito Rafael? Ele tem contrato com o São Paulo? O contrato dele vai até quando?
    Você sabe por onde anda o volante Bruno, aquele que estava com a delegação do São Paulo no jogo do Hexa contra o Goias? Ele tem contrato com o São Paulo? O contrato dele vai até quando?
    Você sabe por onde anda o Pablo? Ele tem contrato com o São Paulo? O contrato dele vai até quando?
    Você sabe por onde anda o Roni? Ele tem contrato com o São Paulo? O contrato dele vai até quando?

    ResponderExcluir
  163. Michel,é verdade que o spfc foi vencedor do torneio ROBERTO GOMES PEDROSA de 1956?Saudaçoes Tricolores!

    ResponderExcluir
  164. Gostaria de saber quantos jogo e quantos gols Didí fez pelo São Paulo?

    Gostaria de saber também se o ultimo jogo dele foi com a camisa do São Paulo?


    Obrigado!!

    ResponderExcluir
  165. (Bode Augusto)
    "Michel,é verdade que o spfc foi vencedor do torneio ROBERTO GOMES PEDROSA de 1956?Saudaçoes Tricolores!"


    http://pt.wikipedia.org/wiki/Torneio_Roberto_Gomes_Pedrosa_(paulista)

    http://www.rsssfbrasil.com/tablesrz/rgp1956.htm


    Se não me engano, era um campeonato amistoso, só com equipes paulistas e não tem nada a ver com "Robertão" de 68, 69...

    ResponderExcluir
  166. Por que o São Paulo não usa o terceiro uniforme ao menos na Copa São Paulo? É bonito, histórico e teria suas vendas elevadas.

    Deveria usar na primeira fase da Copa São Paulo, Paulista e Copa do Brasil.

    ResponderExcluir
  167. O estatuto poderia ser modificado para permitir e a RBK poderia fazê-lo mais fiel ao original dos anos 40.

    ResponderExcluir
  168. Caro Perseus.

    Quando o blog spfcpedia tem mais acessos? Quando o SP vai bem, quando vai mal, quando aparece uma reportagem histórica na TV...?
    Abraço.

    Joel

    ResponderExcluir
  169. JOEL - Rapaz, é indiferente de resultados. Na verdade tem mais acesso quando alguem famoso divulga algo que eu faço hehehe.

    ANONIMO DO DIA 9/1 - Precisaria ver direito se o estatuto exclui categorias de base das normas, se fala só em futebol profissional, etc. Não posso te responder de cabeça.

    BODE AUGUSTO. O Fernando respondeu. Foi mais ou menos isso. Devido a compromissos da seleção, o RJ-SP normal não pode ser realizado porque os cariocas desistiram. Mas os paulistas nao arredaram pé e disputaram sem eles. Tempos depois, esse campeonato perdeu seu efeito. Meio que não o oficializaram como RJ-SP.

    FERNANDO PEDROSO
    Didi fez quatro jogos. e pelo que me consta se aposentou aqui sim.

    ANONIMO DO DIA 11/12
    Poderia ver aqui, mas acho que é mais facil eu indicar o BID da CBF:
    http://www2.cbf.com.br/php/acumulado.php?c=00017SP&=OK

    ANONIMO DO DIA 6/12
    Nosso antigo servidor deletou as imagens e até hoje eu ainda nao realoquei. Nem sei mais se farei isso um dia hehehe. Espero que sim

    ANONIMO DO DIA 2/12
    Veja nossos links musas http://spfcpedia.blogspot.com/search/label/Musas

    ANONIMO DO DIA 25/11
    No futuro novo site do spfc teremos isso, abraços!

    SERGIO BASILIO
    O que houve realmente, de fato, ninguem vai saber. Cada fonte relata seu ponto de vista ou o que lhe interessa. Só nos resta falar de registros tangiveis.

    ANDRÉ MARIO
    obrigado

    LUCIANA
    Creio que se refira a essa passagem: http://spfcpedia.blogspot.com/2009/02/quando-bandeira-do-sao-paulo-desafiou-o_07.html

    Abraços!!!!
    ENFIM EU RESPONDI hehehe

    ResponderExcluir
  170. Michael, eu faço parte da corrente que o tricolor foi fundado em 26 de Janeiro de 1930 e o dia 16 de Deembro de 1935 seria como se fosse a cristalizaçao final do, glorioso tricolor, se nao, vejamos estariamos renegando nossas origens e craques como Fried, arakem patuska e etc. sem contar o nosso primeiro titulo ganho em 1931 de 4 x 1 em cima da galinhada e em plena fazendinha. Eu rezo para que os nossos velhos cardeais enxerguem isso e reconsiderem a nossa data de fundaçao. Ronaldo de Mogi Guaçu

    ResponderExcluir
  171. Michael, gostaria de saber se voce tem os dados de numero de partidas do Tricolor desde a sua fundaçao em 1930, vitorias, derrotas, empates, gols pro, gols contra, eu tenho uma revista da ediotra on line que tem esses dados ate outubro ou novembro de 2004, se voce tiver atualizado ate os dias atuais, por favor publique. Desculpe nao expliquei bem esses dados seriam os totais de cada item citado acima ano a ano.

    ResponderExcluir
  172. fora juvenal e joao paulo de jesusu lopes e o leko o anoa do carco aurelio ja vazou so fouta a ditadura sairrrrrrrrrrr

    ResponderExcluir
  173. Guilherme Galdino dos Santos5 de março de 2011 às 09:21

    E ai Michael Serra, blz?

    Cara, vou fazer meu trabalho de Pós sobre os 50 anos do Morumbi e gostaria de saber se você pode me ajudar.

    Na internet e nas livrarias, não consegui achar nenhum título específico sobre o estádio do Morumbi. Gostaria de saber se você conhece algum livro a este respeito, pois preciso deste tipo de referência, para maior credibilidade ao trabalho.

    Obrigado, aguardo resposta.

    e-mail: guilhermegaldino@hotmail.com
    facebook: Guilherme Galdino dos Santos

    ResponderExcluir
  174. Dragões na 1ª divisão do Carnaval, CENItenário, lançamento do uniforme 2011... temas pra novos posts não faltam! Parabéns pelo trabalho, Michael.

    ResponderExcluir
  175. Boa noite Michael!

    Boa noite a todos os leitores tb!

    Pelo amor de Deus meu amigo, corrija o erro histórico que mais uma vez está se propagando pelo mundo, dessa vez pelo novo site do próprio SPFC que entrou hj no ar, há poucas horas!!!

    No link http://www.saopaulofc.net/spfcpedia/a-historia-do-spfc/floresta, na parte da "Fundação", consta a frase "Assim, na Praça da República, nº 28, no sábado, 26 de janeiro de 1930, era assinada a ata de fundação do São Paulo Futebol Clube.".

    Já passou da hora do mundo saber que 26 de janeiro de 1930 não foi um sábado e sim um domingo!!!

    Portanto, além da frase estar extremamente errada, é um absurdo ainda se sustentar que a data de fundação do São Paulo Futebol Clube foi 26/01/1930!!! Quem sustenta isso está errado!!!

    No próprio Estatuto Social atual, consta claro que a data de fundação foi 25/01/1930!!!

    Já te disse anteriormente que admiro muito o seu trabalho e que vc tem uma grande responsabilidade nas mãos meu amigo, pela proximidade ao SPFC que vc conquistou!!!

    Por isso, conto com vc, não devemos propagar o dia 26, pois parece que isso se tornou uma lenda que perpetua a cada passar de ano!!!

    Gostaria de ver em todos os meios coerência, ou seja, a data de fundação oficial da mesma forma que consta oficialmente no Estatuto Social do São Paulo Futebol Clube, 25/01/1930!!!

    Se ouve algum atraso em alguma documentação, não foi para o dia 26 e sim para o dia 27, uma segunda-feira, não um domingo!!!

    Eu não estava vivo em 1930, mas isso não é preciso para sabermos que em um domingo cartório nenhum estava aberto!!!

    Entretanto, a alma da fundação, que estava no coração e na mente de cada herói que participou do ato, sempre foi na data 25/01/1930, por isso é preciso haver coerência com esse assunto!!!

    Seu tópico "25/26/27 de Janeiro" é excelente, pois elucida bastante essa questão e não confunde mais o que já é confuso. Está bem melhor o que está escrito nesse tópico do que está no site do próprio SPFC!!!

    Mas em se tratando do site do SPFC, o exemplo maior deveria partir de lá, constando informações corretas e coerentes!!!

    Não tive meios de entrar em contato com vc de outra forma, por isso postei aqui esse pedido de correção, inclusive para todos verem que não faz sentido nenhum a data 26/01/1930 estar escrita em qq lugar! Não vamos mais propagar esse erro absurdo!!!

    Obrigado meu amigo e conto com vc nessa luta pela correção de anos de propagação errada da história!!!

    Ainda vou atrás de muita gente para que isso seja corrigido e não se repita mais, mas fiz a minha parte a princípio aqui no seu site, que respeito e admiro muito.

    São Paulo Futebol Clube, fundado em 25/01/1930 e refundado em 16/12/1935!!!

    Abçs, Renato.

    ResponderExcluir
  176. olá tenho ua carteirinha das cativas do são paulo que era do meu tio-avô se quiser postar ai eu lhe envio é bem antiga uma relíquia

    ResponderExcluir
  177. Fala bambis.... por sinal aonde esta no site a trilogia do bambi???? vocês deveriam dar destaque também... afinal é o São Paulo no cinema...rsrsrs

    Por falar em conquistas com quem mesmo ficou a taça das BOIOLINHAS??//

    ResponderExcluir
  178. Bom dia Michael!

    No dia 16/03/2011, postei um pedido de correção para vc fazer no site oficial do SPFC, já que graças à sua competência e merecimento vc hj trabalha na parte histórica do clube, mas até agora não foi feita a correção e vc tb não respondeu nada aqui no blog...

    Além disso, no dia 18/03/2011, um infeliz que não quis se identificar, que não sei se por inveja ou problemas de auto-afirmação sexual, postou um comentário sem sentido que não está no nível sério de informação e discussão que esse seu blog tenta manter.

    Sendo assim, peço para que assim que possível, vc responda à todas as perguntas e comentários, além de fazer a correção no site oficial do SPFC.

    Abçs, Renato.

    ResponderExcluir
  179. Gostaria que site colocasse lista de confrontos contra todos os nossos rivais em toda a história com data,local,competição.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  180. Olá Michel, meu pai faleceu em 1975, sempre soube que ele havia um título patrimonial do glorioso São Paulo Futebol Clube, agora encontrei o título datado de 07 de abril de 1965, com todos os recibos pagos. No regulamento, no Art.2 b, fala em transferencia "causa mortis", e no art.6 § único diz que a transferencia "causa mortis" fica isenta de pagamento de taxa de transferência. Tenho interesse em transferí-lo para mim. Por gentileza, será que você poderia me passar alguma orientação, com relação ao direito, e se existe algum ônus decorrente deste período? desde já fico muito grato pela sua atenção, Renato.

    ResponderExcluir
  181. Boa Noite,

    Gostaria de saber se tem interesse em postar no SPFCpédia uma flâmula da equipe de boliche da década de sessenta do SPFC e fotos da equipe?

    Eu te mando em algum e-mail, se tiver interesse.

    Até,

    Marcus

    ResponderExcluir
  182. Esse blog tá uma merda!!!o Michel não responde porra nenhuma faz tempo, então pra que se propõe a tocar um troço desse? é muita falta de sacanagem!!!

    ResponderExcluir
  183. Na final do Paulista de 87 o Tricolor jogou com a camisa away com patrocinio da BIC?

    ResponderExcluir
  184. Como é que manda uma carta pro spfc pra aotografa ?

    ResponderExcluir
  185. Além de ser 1, 10, 100 e 1000, RC é ÍMPAR: 1, 3, 5, 7/9/11, ... , 21 anos de SPFC.

    Por que vc não faz um livro das estatísticas cenísticas?

    ResponderExcluir
  186. quando o luiz fabiano ira estrear?
    contra o corinthians na quarta?

    ResponderExcluir
  187. como fazer o morumbi de maquete

    ResponderExcluir
  188. quantos gols rogerio fez no corinthians

    ResponderExcluir
  189. olá, no link "SPFCPÉDIA II" havia listas de jogos do SPFC. Posso acessá-las em outro local?

    Grato,
    Roberto Moreno

    ResponderExcluir
  190. Em primeio lugar paragens pelo lançamento da "Biblia do Sao-Paulino". Campeonato Paulista de 1950; Pontos corridos; Vitória = 2 pts; empate = 1 pt. Faltando 4 rodadas para terminar o SPFC estava 4 pontos à frente do Palmeiras. Empatou com o Guarany em Campinas, perdeu para o Ipiranga, perdeu para o Santos, total de 5 pontos, ficando um ponto atrás do Palmeiras com quem faria a final. Com 13 anos de idade na ocasião fui ao Pacaembu para assistir essa final. Sob uma chuva torrencial o SPFC entrou em campo com várias alterações. Os titulares Poi, Rui, Noronha, Leopoldo e outros foram substituidos por reservas. O meia esquerda Remo que estava aposentado há cerca de um ano foi chamado para atuar. O SPFC fez 1 x 0, o Palmeiras empatou com gol de Achiles e foi Campeão Paulista de 1950, tirando o tri-campeonato do SPFC. Os jornais e rádios, meios de comunicação da epoca, não noticiaram nada em relação aos titulares substituídos, porem comentou-se à “boca pequena” que os substituídos nessa partida, haviam sido subornados para perderem. Aliás, nunca mais jogaram pelo SPFC, exceto o goleiro Poy que teria denunciado à diretoria sobre o suborno.
    Att.
    Nicolau Rezé
    nreze@hotmail.com

    ResponderExcluir
  191. Muito obrigado, Nicolau. Conheço o relato. Aquela perda foi muito impactante pro SPFC, seria o primeiro tricampeonato, e em verdade o clube entrou numa das maiores crises de sua história sem aquela vitória. Mas enfim, boatos são boatos... Abraços!

    ResponderExcluir
  192. quem jogava com a camias numero 24 em 98 com a camisa da adidadas com patrocinio da bom bril??

    ResponderExcluir

Grandes Taças