SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE

CNPJ/MF nº 60.517.984/0001-04
Fundação: 25 de janeiro de 1930
Apelidos: O Mais Querido, Clube da Fé, SPFC, Tricolor Paulista.
Esquadrão de Aço (30-35), Tigres da Floresta (30-35), Rolo Compressor (38-39, 43-49), Tricolor do Canindé (44-56), Rei da Brasilidade (50-60), Tricolor do Morumbi (60-), Máquina Tricolor (80/81), Tricolaço (80/81), Menudos do Morumbi (85-89), Máquina Mortífera (92/93), Expressinho Tricolor (94), Time de Guerreiros (2005), Soberano (2008), Jason (08-09), Exército da Salvação (2017), O Mais Popular (2023), Campeão de Tudo (2024).
Mascote: São Paulo, o santo.
Lema: Pro São Paulo FC Fiant Eximia (Em prol do São Paulo FC façam o melhor).
Endereço: Pr. Roberto Gomes Pedrosa, 1. Morumbi; São Paulo - SP. CEP: 05653-070.
Site Oficial: www.saopaulofc.net
E-mail: site@saopaulofc.net
Telefone: (55-0xx11) 3749-8000. Fax: 3742-7272.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Rúgbi


O São Paulo Futebol Clube já possuiu uma equipe oficial de rúgbi. O departamento do esporte foi criado em Janeiro de 1983, graças a três atletas praticantes: Miguel Mahfuz, Paulo Eduardo Brejon e Manoel Gomes Silva, que conseguiram convencer o Diretor de Esportes Amadores e o Presidente da época, respectivamente: Paulo Elysio de Andrade e José Douglas Dallora.

Departamento criado, sob diretoria do jornalista Luiz Carlos Ramos, do "O Estado de São Paulo", e do gerente Carlos Ventura, faltava somente o time (composto de 15 titulares e no mínimo 5 reservas).

Logo, três atletas da Seleção Brasileira que haviam disputado o Sulamericano de 81 já eram tricolores: Jairo Pastorelli, Saulo Kutner e Stravos Panagiotis. Completavam esse primeiro time o argentino Orlando Besoytaorube, Haroldo, Ubirajara, Ronelson, Marco, Roney, Carneio, Vicenzo, Guilherme, Bernard, Fernando e outros. Sob orientação do técnico argentino Luís Novillo.

Com tudo pronto, veio o primeiro jogo treino... E onde seria realizado? No Morumbi, claro. 15 de março. São Paulo FC 16 x 12 Mauá. No domingo seguinte, dia 20 de março, empate contra a FEI (Faculdade de Engenharia Industrial).

O primeiro jogo oficial foi em 26 de março, pela III Copa Itaú de Rugbi, uma espécie de torneio início do Campeonato Paulista da modalidade. Na primeira rodada (e semifinal), o São Paulo venceu a FAAP por 38 a 6. Na final, no mesmo dia, contudo, tropeçou frente aos maiorais, diversas vezes campeões paulistas, seus xarás: do São Paulo AC, popular SPAC (7 x 11).

Passada a fase inicial, o clube adentrou primeiramente na Segunda Divisão Paulista, chamada de Torneio Aberto, e estreou com vitória, em 10 de abril: 26 a 3 na Politécnica. Contudo, mesmo após liderar por boas rodadas o certame, não conseguiu o acesso. A equipe, porém, se redimiu no decorrer da temporada, ao vencer a Segunda Divisão Brasileira, também denominada Torneio Aberto.

Alguns jogos conhecidos dessa conquista: SPFC 16 x 10 Mauá, SPFC 48 x 0 Guanabara (!!!), ambos os jogos realizados no Morumbi. Nessa época também realizou seu primeiro jogo interestadual, contra o Curitiba (então da primeira divisão nacional), vencendo por 9 a 6, em 25 de junho.

Em 1984, em seu segundo ano de atividade, o Rúgbi Tricolor bateu recordes. A abertura da temporada (A IV Copa Itaú, desta vez em jogo único) seria contra o Nippon Country Club, de Arujá, mas com uma novidade. Pela primeira vez seria preliminar de um jogo do futebol profissional. Aconteceu em 1º de abril - e isto não é mentira -, antes do jogo São Paulo x Bahia, pelo Campeonato Brasileiro.

Na hora da preliminar, mais de 15 mil pessoas já estavam no estádio para assistir a peleja inusitada para a maioria dos espectadores. Mas mais que isso, outras três milhões de pessoas assistiram esse jogo, pois houve transmissão pela Rede Bandeirantes para todo o Brasil - A audiência foi excelente, 11,5% em São Paulo. Por este fato, a emissora decidiu transmitir mais jogos do esporte, semanas depois. TV Cultura e TV Globo mostraram "tapes" do jogo do Tricolor nos dias seguintes. Houve até mesmo destaque internacional na imprensa argentina...

Tamanha febre foi despertada não somente pela novidade do esporte, mas também pelo resgate de um grito são-paulino histórico: o Arakan!

Se o time neo-zelandês de rúgbi, o all-blacks, possui a Haka, nós possuímos o Arakan, que se encaixou feito luva como grito de guerra inicial dos nossos jogadores:

Uáique Páique-Cháique
Uáique
Uáique Páique-Cháique
Uáique

Tchen-Gô-Tchen-Gô
Rá-Rá-Rá

Arakan-Baran-Bakan
Arakan-Baran-Bakan
Stuberê-Stuberá
Macambê-Mecambecá
Rico-réco, Rico-rá
Rá-Rá-Rá

São Paulo!
São Paulo!
São Paulo!

Ah, e o resultado do jogo? Vencemos, 10 a 9. Enfim campeões da Copa Itaú. E logo depois, também do Torneio Aberto Paulista.

Por algum motivo que desconheço, o São Paulo não foi promovido à Primeira Divisão Nacional de 1984 (arrisco dizer que existia um confronto contra o pretenso rebaixado, e que tenhamos perdido). Não faz mal. Vencemos novamente a Segunda Divisão, desta vez, invictos.

Em 1985 alçamos metas mais altas. Trouxemos um time francês para nos desafiar, o Barbares Riants. O jogo foi em São Roque, com público considerável (na casa de centenas, rs). Perdemos por 18 a 26, mas valeu muito a experiência. Mais e mais o rúgbi crescia. Já contávamos com 11 jogadores brasileiros selecionáveis, além de três argentinos e um francês, Pierre Chadebech, também de sua seleção.

Ai a coisa já se tornaria apelação com os rivais. Vieram vitórias por 92 a 0 (no ITA, de São José dos Campos) e 85 a 9 (na FEI, no Parque da Anhanguera). Se em território nacional não encontrávamos rivais. Fomos buscá-los na Argentina. Em excursão à Mendoza, na Argentina, disputamos cinco partidas, e vencemos quatro.

Para terminar, ganhamos também, novamente, o Torneio Aberto Paulista (1985) e o Tricampeonato Nacional da Segunda Divisão (Realmente não compreendo e não encontro fontes que digam o porque de tanta segunda divisão seguida!).

Em nova excursão à Argentina, em 1986, e sob nova direção - de outro argentino: Marcelo Martinez Etayo -, nova campanha vitoriosa, embora desconheça os números. O mais significativo desse ano foi a incrível série de jogos invictos: 44 partidas! Ou seja, desde 6 de maio de 1985. No fim, fomos campeões de tudo neste ano. Copa Itaú, Paulista e Brasileiro. E também vencedores do Torneio da Páscoa, que contava com duas equipes estrangeiras, de 1987.

Mas ai veio a queda. Na luta pelo Bicampeonato Paulista, em 1987, o time chegou a final contra o Alphaville. Sua campanha era de 12 vitórias, 24 pontos e 459 tentos assinalados, contra apenas 61 sofridos. As partidas foram realizadas em 25 de julho e 1º de Agosto, com transmissão da Rede Gazeta e TV Cultura.

Duas derrotas nas finais, perda de invencibilidade e perda do título. Voltou então seus olhos ao Brasileiro, agora chamado Taça de Ouro, que valeria vaga ao Sulamericano. Ganhamos o primeiro turno facilmente, com resultados: SPFC 10 x 6 Alphaville, na revanche, SPFC 37 x 7 Bandeirantes, SPFC 49 x 7 Domus, SPFC 21 x 19 Rio Branco, SPFC 18 x 15 Bandeirantes e SPFC 78 x 6 Domus.

Ao fim do campeonato, nos consagramos campeões invictos, e agora, com vaga garantida na Taça Libertadores de Rúgbi!!!*

*Não sei se o nome era oficial, ou se uma metáfora da revista - a linguagem não deixa clara a intenção.

Começamos 1988 com os seguintes placares: 09/04 SPFC 56 x 0 Atlético, 17/04 SPFC 18 x 13 Rio Branco, 30/04 SPFC 54 x 04 Pasteur, 21/05 SPFC 22 x 0 Mauá, 28/05 SPFC 46 x 9 Universitário, SPFC 56 x 0 Medicina. Tropeçamos três vezes, em outra competição, a Taça de Ouro: SPFC 15 x 38 Alphaville, SPFC 16 x 24 Bandeirantes e SPFC 0 x 48 SPAC, mas nada que abalasse a equipe e suas conquistas.

Enquanto tudo ia as mil maravilhas, uma crise estrutural no Rúgbi nacional irrompeu-se. Houve várias cisóes após a desistência de alguns dirigentes e equipes tradicionais. E assim, em meio a confusão política, as notícias do esporte foram rareando, diminuindo em tamanho, até sumir das Revistas do São Paulo.

Logo, no momento, nem teria como dizer se essa história teve um final feliz...

Embora tudo leve a crer que não. *

*Atualizando... Conversando com Luiz Pinga Campos, ex-atleta de rúgbi do SPFC, tomei conhecimento que o esporte foi fechado no clube por decisão executiva, da diretoria. Certamente na troca de mandatos entre Juvenal Juvêncio e Mesquita Pimenta. - Não foram raras as decisões da nova diretoria acabando com feitos da anterior.


Títulos conhecidos*:

Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão "Torneio de Ouro": 1986, 1987
Campeonato Brasileiro da Segunda Divisão "Torneio Aberto": 1983, 1984, 1985
Campeonato Paulista da Primeira Divisão: 1986
Campeonato Paulista da Segunda Divisão "Torneio Aberto": 1984, 1985
Torneio da Páscoa: 1987.
Copa Itaú: 1984, 1986.

*Pode haver algum engano ou erro nos referentes aos Brasileiros e Paulistas - Realmente não entendi bem as notícias, muitas dúbias e confusas. O de 1984 confere, segundo esta reportagem do Tabelão da Placar:


Elenco do Brasileiro 1983:

Jairo Pastorelli - capitão
Ubirajara Pantera - que mais jogou
Bernard Appy - que mais fez tries
Paulo Eduardo Brejon
Odilon Afonso Cenamo
Fernando Morelli
Manoel Gomes Martins Silva
Haroldo Lippe
Clovis Arantes Salviano
Miguel Mahfuz
Stravos Panagiotis
Orlando Besoytaorube
Saulo Kutner
Guilherme Junqueira
Emílio Piochi
Antonio Carlos Tafarella
Vincenzo Inglese
Claudio Salviano
Marco Klein Chow
Eric Boilensen
Seun Ha
Eduardo Schubert
Marcos Carneiro
Daniel Besoytaorube
Renato Refinetti
Vassilac Panagiotis.

Diretor adjunto: Luiz Carlos Ramos.
Tecnico: Luis Novillo.

***

Fontes:
Revistas São Paulo Notícias, nºs 20-59; 1983-1989.

12 comentários:

  1. Eita Michael, posta isso na Matrix hehe... sou fã de Rugby, é uma pena não ter tido continuidade, gostaria muito que Rugby tivesse se desenvoldido por aqui.

    E eu teria que gastar mais dinheiro ainda com o SPFC hahaha

    E o time pelo visto era forte.

    Você sempre surpreendendo hehe

    ResponderExcluir
  2. Po, eu queria demais ver os tapes desses jogos! Hehe, só não sei se o uniforme do SPFC combina com um uniforme de Rugbi. Acho que ao menos ai, poderia mudar um pouquinho né hehe

    P.s.

    Eu ainda to sem entender algumas notícias das revistas. Muito ambiguas, hora parece que fomos campeões da primeira divisão, hora da segunda. É que as revistas eram bimensais, as vezes nem isso. Ai fica dificil entender tudo.

    Logo, a lista de títulos pode conter falhas. Mas o "grosso" é isso ai.

    ResponderExcluir
  3. Fico imaginando a TV aberta da época reprisando os jogos de rúgbi do São Paulo FC. Que situação inovadora e gratificante para o Tricolor. E dava audiência!

    Certamente essa confusão política estabelecida no final da década de 80 freou bastante o desenvolvimento do esporte do qual o futebol se originou, embora continuasse a ser praticado, afinal, não por isso o esporte iria "morrer".

    Hoje em dia, o rúgbi brasileiro está começando a voltar a tornar-se profissional!

    ResponderExcluir
  4. Michael "o 1° uniforme do SPFC até combina com o Rúgby, mas com os números sobre as faixas hehe.


    Mas poderia ser usado um Uniforme estilo do Paulistano, listrado vermelho horizontal hehe.

    Bem que SPFC poderia voltar a investir nisso, não é um esporte caro, visto que é quase amador.

    Ainda mais agora com as Olímpiadas aí com Rúgby de 7, poderia conseguir apoio...

    ResponderExcluir
  5. Jaime Moreira disse...

    Mudar o uniforme número 1? Nem nesse esporte nem em outro hehehe.

    Essa camisa é o que mais caracteriza o SPFC.

    ResponderExcluir
  6. Jaime Moreira disse...

    Porém, o uniforme preto do volei ficou bonito.

    ResponderExcluir
  7. Essas informações já foram enviadas para o site www.rugbymania.com.br e para o site da Associação Brasileira de Rugby - ABR (www.brasilrugby.com.br)?

    Os são-paulinos fãs de rugby agradecem! Abraço!

    Gerson - Taubaté Rugby

    ResponderExcluir
  8. Já fomos pra Libertadores até no Rugbi hahahaha...

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia os sites Gerson, muito bons! Valeu. Talvez até poderemos trocar umas infos mesmo. Vou entrar em contato.

    Até fui pesquisar os titulos la, a maioria nao tinha, mas o Brasileiro não bate. E ai nao entendo, a revista diz claramente que lutavam até pela vaga no torneio sulamericano.

    Bem, conheci um jogador dessa epoca, que jogou no SPFC, no orkut. Vou perguntar pra ele hehe.

    Abcs.

    ResponderExcluir
  10. a pergunta no ar agora é!:
    o rugby cresce cada vez mais no brasil e a nivel internacional (olimpico) tb!!
    será que nao era uma boa o São Paulo retomar o projeto se juntando com umas das fortes equipes nacionais ou recriar a estinta equipe do SP??!!
    abraços a todos os SÂO PAULINOS e mais importante a todos da naçao do RUGBY brasileiro que cresce a cada dia!!
    obs: o pai do meu amigo fez 3 trys no jogo no morumbi que era prévia do jogo de futebol... rs

    ResponderExcluir
  11. Cara adorei essa matéria sobre Rugby...
    afinal um esporte tao nobre so podia mesmo ser praticado com exelência pelo SPFC,ia ser demais se volttasse,fica aí a minha esperança...

    abçs
    Fernando P. da Cunha Lima

    ResponderExcluir
  12. Posso postar a matéria no Blog do Rugby? Já tinha ouvido falar do time do SPFC, e do jogo no Morumtri, mas nunca com tantos detalhes. Se o tricolor voltar com esse time posso ser obrigado a virar a casaca (hj sou Rio Branco).
    O mkt e o departamento amador do São Paulo deveriam pensar seriamente na reativação da equipe. A estrutura, que é o mais difícil para os times novos, o clube já tem, e com sobras. Quem sabe volta o time do Palmeiras também (existiu na mesma época se não me engano, ou pouco antes), e fazem um clássico...

    abs

    Daniel
    http://blogdorugby.wordpress.com
    http://twitter.com/blogdorugby

    ResponderExcluir

Grandes Taças