SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE

CNPJ/MF nº 60.517.984/0001-04
Fundação: 25 de janeiro de 1930
Apelidos: O Mais Querido, Clube da Fé, SPFC, Tricolor Paulista.
Esquadrão de Aço (30-35), Tigres da Floresta (30-35), Rolo Compressor (38-39, 43-49), Tricolor do Canindé (44-56), Rei da Brasilidade (50-60), Tricolor do Morumbi (60-), Máquina Tricolor (80/81), Tricolaço (80/81), Menudos do Morumbi (85-89), Máquina Mortífera (92/93), Expressinho Tricolor (94), Time de Guerreiros (2005), Soberano (2008), Jason (08-09), Exército da Salvação (2017), O Mais Popular (2023), Campeão de Tudo (2024).
Mascote: São Paulo, o santo.
Lema: Pro São Paulo FC Fiant Eximia (Em prol do São Paulo FC façam o melhor).
Endereço: Pr. Roberto Gomes Pedrosa, 1. Morumbi; São Paulo - SP. CEP: 05653-070.
Site Oficial: www.saopaulofc.net
E-mail: site@saopaulofc.net
Telefone: (55-0xx11) 3749-8000. Fax: 3742-7272.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

A confecção do distintivo

Diz a wikipédia - cabe dizer que boa parte do artigo do SPFC lá é editado por nosso amigo Tales:
De acordo com o estatuto do clube, o símbolo do Tricolor Paulista é formado por um triângulo isósceles branco, invertido, com base maior elevada por um retângulo com altura igual à metade da lateral do referido triângulo. Dentro dessa parte alongada encontra-se outro retângulo, de cor preta, com as iniciais SPFC em branco. No interior do triângulo uma faixa branca de largura igual a um quarto da lateral menor com dois triângulos escalenos, um vermelho à esquerda e outro preto, à direita.
... O São Paulo não divulga seu estatuto social publicamente, mas digamos que é bem por ai mesmo. Enfim, repararam o quanto a definição é vaga e imprecisa? Não, não é uma falha do texto da wiki não...

Na prancheta:
Facilmente percebemos que não existe norma ou definição quanto a "borda" branca, que envolve o retângulo superior e os triângulos escalenos. Também não normatiza se existe "contorno" ou "linha" em cor preta, envolta de todo escudo, nem sua espessura. Sem falar em outras medidas, afinal o isósceles pode ser muito esticado, variar a angulação, o retângulo ser muito alongado, etc...

E principalmente, o posicionamento da escrita SPFC dentro do retângulo e a definição do estilo de sua fonte também deixa muitas questões, principalmente digo, pois não é a mesma costumeiramente usada... Maiores detalhes, artigo: Fonte do SPFC?. Uma coisa é certa, não existe mais pontuação alguma entre as letras.

Nos tempos modernos, de internet e programas gráficos, sinto falta também de uma definição oficial de cor. Falo de codificação RGB, CMYK ou Hexadecimal. Por exemplo: vermelho #FF0000 ou vermelho #ED1B24.

Se seguirmos as instruções recomendadas ao pé da letra, teríamos:

Na teoria:
Note que, quanto as estrelas também não há normas referentes a tamanho e posicionamento. Por isso tais objetos variaram com certa liberdade nas camisas do SPFC nos últimos tempos. Só há regulamentação de cor e de mérito, ou seja: que tipo de conquista pode levar à uma estrela no símbolo presente na bandeira e no uniforme. No caso, somente vitórias ou recordes mundiais: no futebol herdando a cor vermelha, e nos esportes olímpicos, a dourada. Entenda por esporte olímpico o seguinte: esporte amador - Por isso Éder Jofre não rendeu estrelas, era profissional. Ainda que a definição em si deixe brechas à interpretações - pois existe boxe olímpico, por exemplo.

Cabe atenção a isto também: As estrelas são somente previstas na bandeira e no uniforme. Um escudo, pura e simplesmente, pode ser desprovido de estrelas e ser considerado oficial.

Na prática:

9 comentários:

  1. olá michel,parabéns pelo blog,relamente muito bom!vc sabia que 16de dezembro é o DIA TRICOLOR? A torcida sao paulina poderia fazer alguma coisa em relaçao ´a data, como vestir a camisa,usar roupas nas cores do clube,colocar a bandeira na janela,etc..O que vc acha?SAUDAÇOES TRICOLORES!

    ResponderExcluir
  2. Sugestão interessante essa do anônimo acima. O governador passado que oficializou.

    Quanto ao distintivo, penso que deveria haver uma norma menos ambígua do clube quanto a isso. Lembro que um dos sites do Paraná Clube (não sei se o oficial) colocava códigos para cada cor do clube.

    A Bandeira Nacional tem uma maneira única de ser confeccionada.

    http://www.meubrasil.inf.br/Hino/DesBand.htm

    ResponderExcluir
  3. Anonimo 1, algo a ser pensado até mesmo pelo marketing, pq ai alavanca... hum Anotado hehe.

    Anonimo 2, é justamente algo assim que pensava que existia na definicao do escudo do spfc, algo no estilo da bandeira nacional - já conhecia o esquema e tal. O complicado que ate pra regularizar algo assim precisaria de uma reforma estatutaria, e isso sim é algo embaçado hehe.

    abraços

    ResponderExcluir
  4. vou entrar na discussão...mesmo pq fui citado...hehehe

    o referido texto não entra no mérito da altura a partir da base do triângulo. por esse motivo já tivemos escudos mais "alongados", como o Michael já apontou.

    então...o ideal seria o clube expor alguns detalhes, mesmo que não seja o estatuto. deveria, por exemplo, colocar essas peculiaridades do escudo para quem quisesse saber. deveria também falar mais sobre a data magna e sobre sua história.

    O Michael agora é historiador por lá. mas antes tudo o que ele escrevia por aqui era "amador". digo isso pois não era (e ainda não é) fonte oficial (mesmo que totalmente idônea e confiável), que sinto carência.

    espero que com o novo site, esses problemas possam ser resolvidos.

    e ainda bem que para nós são-paulinos os problemas são somente esses...imaginem os dos corinthianos...rs

    abraços.

    ResponderExcluir
  5. Aos que quiserem imagens de distintivos e desenhos desenhados de forma bem simples com o Paint:

    http://www.flickr.com/photos/44062982@N06/sets/72157622552379649/

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    acredito que tenha feito o desenho errado.
    "Dentro dessa parte alongada encontra-se >>> OUTRO <<<< retângulo, de cor preta, com as iniciais SPFC em branco."
    Ou seja, há um retângulo que recobre as letras, além da elevação. A única coisa, é que não cita, a distância entre os retângulos, ficando a critério do desenhista.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo, sim, há um equivoco ai. Mas não posso me aprofundar muito nisso, pois como disse, o SPFC nao divulga seu estatuto. O texto da wiki é só um resumo, e não o texto oficial. Digamos que no oficial, nao tem essa palavra "outro" não.

    Tales, eu continuo sendo fonte amadora aqui hehe nao posso misturar as coisas lembra? XD Tanto que nem sei o que dizer pra nao cometer um deslize, heheh

    ResponderExcluir
  8. Gostaria que o distintivo do spfc tivesse um novo formato pois já está na hora de criar algo novo no spfc.

    ResponderExcluir
  9. Gostaria que o distintivo do spfc tivesse um novo formato pois já está na hora de criar algo novo no spfc.

    ResponderExcluir

Grandes Taças