SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE

CNPJ/MF nº 60.517.984/0001-04
Fundação: 25 de janeiro de 1930
Apelidos: O Mais Querido, Clube da Fé, SPFC, Tricolor Paulista.
Esquadrão de Aço (30-35), Tigres da Floresta (30-35), Rolo Compressor (38-39, 43-49), Tricolor do Canindé (44-56), Rei da Brasilidade (50-60), Tricolor do Morumbi (60-), Máquina Tricolor (80/81), Tricolaço (80/81), Menudos do Morumbi (85-89), Máquina Mortífera (92/93), Expressinho Tricolor (94), Time de Guerreiros (2005), Soberano (2008), Jason (08-09), Exército da Salvação (2017), O Mais Popular (2023), Campeão de Tudo (2024).
Mascote: São Paulo, o santo.
Lema: Pro São Paulo FC Fiant Eximia (Em prol do São Paulo FC façam o melhor).
Endereço: Pr. Roberto Gomes Pedrosa, 1. Morumbi; São Paulo - SP. CEP: 05653-070.
Site Oficial: www.saopaulofc.net
E-mail: site@saopaulofc.net
Telefone: (55-0xx11) 3749-8000. Fax: 3742-7272.

sábado, 7 de novembro de 2009

Convênios com clubes e seleções

Ao longo do tempo, o São Paulo firmou parcerias - dos mais variados tipos - com clubes ao redor do mundo. Aqui, uma pequena amostra (as que conheço) dessas relações:

Football Federation of Armenia

Início: 2002. Término: ???
Objetivos do convênio: Intercâmbio com o futebol de base do SPFC, oferecendo aos estrangeiros um estágio técnico avançado em nossas dependências e com a supervisão dos profissionais do Tricolor.



Tampa Bay Rowdies - Estados Unidos

Início: 1981. Término: 1984?
Objetivos do convênio: Exposição de marca no exterior; Jogos e torneios amistosos de intercâmbio; Empréstimos e trocas de jogadores; Criação de filial nos Estados Unidos (fato não alcançado).
Maiores detalhes: São Paulo nos Estados Unidos.


Los Angeles Galaxy - Estados Unidos

Início: 2003. Término: ??? (em vigor?)
Objetivos do convênio: Exposição de marca no exterior; Jogos e torneios amistosos de intercâmbio (um oficial realizado: 02/06/2004 Galaxy 0 x 1 SPFC, em Carson - EUA); Empréstimos e trocas de jogadores. Fornecimento de Know-how.


Club Atletico Boca Juniors - Argentina

Início: 14 de janeiro 1997. Término: ??? (em vigor?)
Objetivos do convênio: Jogos amistosos de intercâmbio (até dois por ano); Empréstimos e trocas de jogadores (até 2 jogadores sub-20 por 1 ano; até 10 jogadores sub-18 para testes e treinamentos de adaptação por 30 ou 60 dias); Difusão de conhecimentos administrativos e esportivos (know-how); Aliança política em fóruns e federações.


Manchester United Football Club - Inglaterra

Início: Novembro de 2003 / 2007. Término: Em vigor
Objetivos do convênio: 2007, Intercâmbio mercadológico / administrativo e médico / fisiológico / fisioterápico. O Manchester fornece seu know-how em marketing e licenciamentos de marca enquanto cabe ao São Paulo ceder técnicas para tratamento de jogadores (REFFIS). 2003, também administrativo e negociação de jovens promessas do SPFC ao MU. Jogo-treino entre os dois times em 18/11/2003.


Sheffield United Football Club - Inglaterra

Início: Outubro de 2007. Término: Em vigor
Objetivos do convênio: Jogos e torneios amistosos de intercâmbio nas categorias de base. Empréstimos de jogadores ao clube inglês para ganho de experiência internacional. Prioridade em possíveis negociações de venda ou empréstimo de jogadores do São Paulo ao Sheffield. Inclusão do São Paulo no Hall da Fama do Museu do Sheffield FC, o clube mais antigo do mundo.


Le Mans Union Club 72 - França

Início: 2006?. Término: ???
Objetivos do convênio: Desconheço os termos concretos do acordo. Somente sei que a parceria envolvia transação e intercâmbio de jovens jogadores.




Thailand Tobacco Monopoly Football Club - Tailândia

Início: 2005. Término: 2006
Objetivos do convênio: Acordo unilateral, praticamente comercial, por parte do TTM. Em 2005 o clube negociou com o SPFC a compra dos direitos de uso de marca e imagem por 2 anos, o que significou a autorização para uso do mesmo símbolo e camisas nesse período. Deu sorte, pois foram campeões nacionais em 2005 e da copa nacional em 2006.


Lucky Goldstar Anyang Football Club "Cheetars" - Coréia do Sul

Início: 2003. Término: 2004
Objetivos do convênio: Exposição de marca no exterior; Jogos e torneios amistosos de intercâmbio; Empréstimos e trocas de jogadores. Fornecimento de Know-how. O acordo foi encerrado quando o clube deixou de ser da LG, mudando-se para Seoul (Atual FC Seoul).


Shanghai Shenhua Football Club - China

Início: 1998. Término: 2001
Objetivos do convênio: Empréstimo de jogadores (Cláudio Moura, Vinícios) e comissão técnica (Muricy Ramalho). Intercâmbio com jogadores de categoria de base. 27 atletas de até 16 anos ficaram nas dependências do SPFC durante esses três anos. Contrato no valor de US$ 5.036.000. Praticamente US$ 2.500 por garoto.


Yunnan Hong-Ta Football Club - China

Início: 1998. Término: 2001
Objetivos do convênio: Basicamente os mesmos termos da parceria com o Shangai Shenhua. Seus 25 atletas ficaram hospedados nas dependências do clube por três anos. Desconheço o valor do contrato.



Liaoning Zhongba Football Club - China

Início: 2005. Término: Em vigor
Objetivos do convênio: Projetos em categorias de base (tanto escolinhas licenciadas da marca SPFCenter, quanto campeonatos oficiais). Criação de filial e equipe profissional (São Paulo Liaoning, que durou somente até 2006). Detalhe, o nome Zhongba nos ideogramas chineses significa Sino-Brasileiro, ou seja, clube "chinês e brasileiro".


Sant'Angelo Club Aficcionado - Espanha

Início: Março de 2003. Término: Julho de 2008
Objetivos do convênio: Projeto de filial (São Paulo Madrid) na categoria amadora do futebol espanhol, cujos campeonatos eram federados e davam acesso à ligas profissionais. A idéia era alcançar o profissionalismo em 8 anos, no mais tardar (Iniciaram na 9ª divisão geral, ou 3ª amadora de Madrid. A última divisão profissional e nacional era a 4ª).


Estrela da Saúde Futebol Clube (São Paulo - SP)

Início: 1997. Término: Em vigor
Objetivos do convênio: Direitos de uso e construção do Centro de Concentração e Treinamento Homero Bellintani, no Guarapiranga (sede do Estrela) por comodato de 82 mil metros². Em troca o São Paulo assumiria a dívida do clube local, ganhando também preferência junto a jovens promessas.
Maiores detalhes: Parceria na Saúde.


Clube Atlético Paulistano (São Roque - SP)

Início: 1998. Término: ???
Objetivos do convênio: Empréstimos de jogadores ao CAP para a disputa do Campeonato Paulista da 5ª Divisão (Série B1-B). Provavelmente em troca o São Paulo ganharia preferência na contratação de promessas locais. Curiosidade, Kaká passou por esse empréstimo ao Paulistano de São Roque, antes de despontar no Morumbi.


Esporte Clube XV de Novembro (Jaú - SP)

Início: 26/02/2006. Término: ???
Objetivos do convênio: Empréstimos de jogadores ao XV para a disputa do Campeonato Paulista da 3ª Divisão (Série AIII). Provavelmente em troca o São Paulo ganharia preferência na contratação de promessas locais.



Grêmio Botafogo Futebol Clube (São Paulo - SP)

Início: 2007. Término: Em vigor
Objetivos do convênio: Prioridade na contratação de jovens promessas reveladas pelo clube da Zona Leste da cidade de São Paulo (especificamente, Guaianases). Também parte de um projeto social com crianças carentes desenvolvido pelo São Paulo Social.
Maiores detalhes: Parceria em Guaianaeses.


Toledo Colônia Work (Toledo - PR)

Início: 2008. Término: 2009
Objetivos do convênio: Empréstimo de jogadores em larga escala e comissão técnica a fim de ganho de experiência em competições profissionais de alto nível (Campeonato Brasileiro Série C de 2008 e Campeonato Paranaense de 2009).
Maiores detalhes: Parceria em Toledo.


Avaí Futebol Clube (Florianópolis - SC)

Início: 2000. Término: 200?
Objetivos do convênio: Empréstimo de jogadores e comissão técnica a fim de ganho de experiência, por parte do SPFC, e preferência em revelações, por parte do Avaí; Promoção de torneios e amistosos entre as equipes; Fornecimento de Know-How administrativo.


Figueirense Futebol Clube (Florinópolis - SC)

Início: 2010. Término: Ativo
Objetivos do convênio: Empréstimo de jogadores e comissão técnica a fim de ganho de experiência, por parte do SPFC, e preferência em revelações, por parte do Figueirense; Fornecimento de Know-How administrativo para a melhoria do departamento de futebol profissional.



Nacional Futebol Clube (Manaus - AM)

Início: 2009. Término: Em vigor
Objetivos do convênio: Também empréstimo de jogadores em larga escala a fim de ganho de experiência em competições profissionais de alto nível (Campeonato Brasileiro Série D de 2009 e Campeonato Amazonense de 2009).

Certamente existiram ou ainda existem muitos outros projetos.

23 comentários:

  1. Sobre o Kaká no Paulistano de São Roque, recomendo: 1 e 2.

    O clube da cidade do vinho São Roque pode até levar uns 500 mil reais nessa transferência do jogador pro Real Madrid.

    Isso que eu chamo de se dar bem... Empréstimo de graça e um plus futuro.

    ResponderExcluir
  2. Michael
    nao seria know how??
    ashhuasusa

    ResponderExcluir
  3. não só seria, como é hauhahua..
    corrigido. :P
    valeu.

    ResponderExcluir
  4. essa parceria do Boca eu lembro na epoca..
    n rendeu nadica d nada né

    ResponderExcluir
  5. Tenho uma lembrança mais antiga dessa parceria com Manchester United. Algo como 10 anos atrás. Estarei enganado? Ou era outro tipo de parceria?

    ResponderExcluir
  6. Edison, eu pensava ser mais antiga também, mas nao tanto, dez anos. Mas recentemente vi um post do Perrone sobre que dizia ser 2007. Bem, cabe melhor pesquisa. No mínimo merece um ponto de interrogação, hehe.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Vítor, rendeu só um título de menor expressão que nem da pra chamar de título hehe. A Taça Clubes Hermanos, de 1997.

    ResponderExcluir
  8. onde aparece essa parceria com o Le Mans no Football Manager?

    ResponderExcluir
  9. No FM 2008 é na seção onde voce negocia com clubes satélites. Originalmente no jogo o SPFC aparece com o Le Mans e com o Liaoning Zhongba.

    Alias, isso me deu ideia de tirar screens do jogo...

    ResponderExcluir
  10. mto boa a lista...excelentes curiosidades.....parabéns novamente, Michael.

    ResponderExcluir
  11. Acrescentados o XV de Jaú, que descobri através do FM2009, hehe. O Los Angeles Galaxy, que ja imaginava, pois conhecia o jogo, só faltava confirmação, a qual encontrei numa revista do spfc de 2003, a mesma que fala do LG Anyang.

    ResponderExcluir
  12. Difícil uma parceria com o Boca Juniors ter dado certo, dadas as proporções colossais dos dois clubes.
    O "jogo do título" da Copa dos Clubes Hermanos terminou 1 a 1, no Morumbi.

    ResponderExcluir
  13. Michael, vc chamou o XV de Jaú de CAP.

    Deu um CTRL+C, CTRL+V, hehe

    ResponderExcluir
  14. haha obrigado

    foi isso mesmo, tenho que usar ctrl c e ctrl v pra nao desformatar o texto, e sem prestar atençã da nisso hehe. valeu

    ResponderExcluir
  15. Mais dois clubes chineses. Shenhua e Hong-ta.

    ResponderExcluir
  16. Na descrição do Figueirense aparece Avaí. O pessoal de Floripa não vai gostar rsrsrs

    ResponderExcluir
  17. Com o Toledo não foi uma parceria?

    ResponderExcluir
  18. Foi sim, e ela está citada ai, Toledo Colônia Work, o time meio vermelho e azul hehe

    ResponderExcluir
  19. E o G4 do padre Marcelo e de uma marca de cerveja?

    ResponderExcluir
  20. Chacarita Juniors-ARG tem torcida com grande simpatia pelo SPFC. Poderia ser chamado para um amistoso.

    http://globoesporte.globo.com/platb/danielperrone/tag/chacarita-jrs/

    Poderíamos jogar também contra o St. Pauli 1910-ALE e contra times da Ásia, principalmente do Japão, da Coréia e da China, como marketing mesmo.

    ResponderExcluir

Grandes Taças