SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE

CNPJ/MF nº 60.517.984/0001-04
Fundação: 25 de janeiro de 1930
Apelidos: O Mais Querido, Clube da Fé, SPFC, Tricolor Paulista.
Esquadrão de Aço (30-35), Tigres da Floresta (30-35), Rolo Compressor (38-39, 43-49), Tricolor do Canindé (44-56), Rei da Brasilidade (50-60), Tricolor do Morumbi (60-), Máquina Tricolor (80/81), Tricolaço (80/81), Menudos do Morumbi (85-89), Máquina Mortífera (92/93), Expressinho Tricolor (94), Time de Guerreiros (2005), Soberano (2008), Jason (08-09), Exército da Salvação (2017), O Mais Popular (2023), Campeão de Tudo (2024).
Mascote: São Paulo, o santo.
Lema: Pro São Paulo FC Fiant Eximia (Em prol do São Paulo FC façam o melhor).
Endereço: Pr. Roberto Gomes Pedrosa, 1. Morumbi; São Paulo - SP. CEP: 05653-070.
Site Oficial: www.saopaulofc.net
E-mail: site@saopaulofc.net
Telefone: (55-0xx11) 3749-8000. Fax: 3742-7272.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Os melhores dos melhores

Despretensiosamente dias atrás publiquei uma coleção sobre aqueles que poderiam ser os 100 melhores, ou mais importantes, de toda a história do São Paulo Futebol Clube. De lá para cá o Blog do Zanquetta incentivou à lembrança histórica e escolheu os melhores dos melhores para cada uma das posições em enquetes com os leitores, baseadas na lista dos 100 original. Eis, agora então, as seleções apuradas:

Em campo...

Hoje vamos apresentar uma seleta e única coleção de craques do maior time do futebol brasileiro.

Foram selecionados os 100 mais representativos, os mais destacados e importantes jogadores do Tricolor ao longo de sua curta, porém soberana história. Destes 100, mesmo sendo difícil escolhê-los, decidimos filtrar os melhores dos melhores.

Efetuamos 11 votações para elegermos os melhores de cada posição para uma Seleção Absoluta da História do São Paulo Futebol Clube. Dentre os 11, Telê Santana teve cadeira cativa como treinador e mestre.

Como a disputa foi extremamente acirrada e o nível é absurdamente impressionante, decidimos manter os segundos colocados como suplentes ou time de "reservas" e entre esse selecionado, efetuamos uma votação entre os técnicos que marcaram nossa história.

E este treinador, comandará nossa Seleção de Suplentes Histórica. Sabemos da incrível discussão e dos tamanhos dos debates que teremos em torno destes selecionados. Porém, como nós fizemos uma votação democrática onde milhares participaram das votações, acreditamos ter ao menos uma base. E que base!

São verdadeiros times dos sonhos!

Oportunidades de ouro e grande oportunidade de relembrar os grandes craques e deixar a mente voar imaginando como seria ver estes times em campo. Como seria ver nossos ídolos, heróis, guerreiros e craques da bola domando os gramados com a camisa vermelha, preta e branca. Como seria um gol de Raí com passe de Pedro Rocha após uma arrancada de Canhoteiro pela esquerda, recebendo uma bola de Cerezo após desarme de Oscar, que pegara rebote em defesa sensacional de Rogério Ceni? Como seria a cara do mestre Telê ao sorrir vendo este gol e muitos outros?

Só mesmo nos sonhos, nos corações que batem mais forte os tricolores. Deixe sua alma e mente voarem...

...bons sonhos!


... e no banco.

Obviamente, a votação foi muito influenciada pela idade dos leitores e pelos jogadores que chegaram a presenciar. Nem por isso é menos válida. Assim, os ídolos de um passado mais distante, bem distante, não são desprestigiados. São somente pesos distintos.

8 comentários:

  1. espero que o muricy seja o assistente e não o tecnico msm deste time kkk.

    Ficou legal a lista. Só acho q o banco trocando uns dois ou 3 poderia ficar melhor.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal!

    Seria preciso deixar claro se a votação era para escolher os melhores jogadores que passaram pelo São Paulo ou os mais importantes para a história do tricolor.

    Se fossem os melhores, Kaká e Falcão deveriam ser titulares. Mas se fossem os mais importantes, acho que não deveriam ficar nem no banco.

    Só acho que Friedenreich e Gérson não podem ficar de fora, seja lá qual for o critério. Colocaria-os nos lugares de Careca e Canhoteiro. Mas realmente é muito difícil...

    ResponderExcluir
  3. Senti falta do El Tigre, mas tá muito difícil descordar desta escalação e deste banco. Muito boa mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Dependeria do esquema tatico tambem

    se fosse o bom e velho WM, teriamos 5 atacantes hehe...

    ResponderExcluir
  5. serginho na reserva ta furado esta lista

    ResponderExcluir
  6. No meu time, Kaká e Lugano eram titulares...rs
    E eu não gosto do Cafú... Ia pensar em um nome pro lugar dele...
    hehe

    ResponderExcluir
  7. Para mim tem que colocar todos os jogadores que passaram pelo o SPFC, porque para jogar no SPFC tem que ser muito bom rsrsrsrsrsrsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  8. TITULAR (4-3-3): Jose Poy ;
    Rui, Mauro Ramos de Oliveira, Roberto Dias e Noronha ;
    Bauer, Zizinho e Pedro Rocha ;
    Canhoteiro, Leônidas da Silva e Friedenreich.

    Os 7 RESERVAS: Rogério Ceni ; de Sordi ; Bellini ; Dino Sani ; Gérson ; Sastre ; Careca.

    É uma pena deixar de fora jogadores fantásticos como Zé Sérgio, Raí, Oscar, Darío Pereyra, Serginho Chulapa, Chicão, Zetti, entre outros...

    ResponderExcluir

Grandes Taças