SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE

CNPJ/MF nº 60.517.984/0001-04
Fundação:
25/27 de janeiro de 1930 (16 de dezembro de 1935).
Apelidos: O Mais Querido, Clube da Fé, SPFC, Tricolor Paulista.

Esquadrão de Aço (30-34), Tigres da Floresta (30-35), Rolo Compressor (38-39, 43-49), Tricolor do Canindé (44-56), Rei da Brasilidade (50-60), Tricolor do Morumbi (60-), Máquina Tricolor (80/81), Tricolaço (80/81), Menudos do Morumbi (85-89), Máquina Mortífera (92/93), Expressinho Tricolor (94), Time de Guerreiros (2005), Soberano (2008), Jason (08-09), 633 Squadron (2009).

Mascote: São Paulo, o santo.

Lema: Pro São Paulo FC Fiant Eximia (Em prol do São Paulo FC façam o melhor).

Endereço: Pr. Roberto Gomes Pedrosa, 1. Morumbi; São Paulo - SP.
CEP: 05653-070.
Site Oficial: www.saopaulofc.net ou www.spfc.com.br

E-mail: site@saopaulofc.net
Departamento Amador: esportesamadores@saopaulofc.net

Telefone: (55-0xx11) 3749-8000. Fax: 3742-7272.

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

O último de uma grande era...

... e o primeiro de uma ainda melhor.

Aqui cito dois relatos de jornais de época retratando o fim e o início de dois grandes clubes, ilustrando também a extinção do amadorismo e o despertar do profissionalismo em São Paulo.

O último jogo do Paulistano

"O pequeno campo do Paulistano, no Jardim América, apanhou uma boa assistência, que presenciou o encontro em que se empenharam o quadro local e o do Antarctica. A excelente atuação do Paulistano deu brilho ao encontro.

Para uma equipe que vinha jogando de forma medíocre nos últimos tempos, esta foi uma atuação unânime, com grande desempenho. Principalmente o do consagrado campeão que se chama Arthur Friedenreich, e de Milton".

Diário de São Paulo - 16 de dezembro de 1929.

A prova de estréia do novo clube

"Foi essa prova que marcou a estréia do novo clube. O São Paulo, de início, investiu fortemente, marcando Formiga o seu primeiro ponto. A seguir, nova avançada do quadro local do campo do Floresta, fazendo Araken, de longe, o segundo ponto. Na segunda parte, Fried aproveita uma oportunidade e consegue o terceiro ponto do quadro local, terminando a partida com a vantagem favorável ao São Paulo por três pontos a zero".

Correio Paulistano - 10 de março de 1930.

Revista Lance! Série Grandes Clubes (1999)

Alguns comentários:

Curiosamente o clube que enfrentou o Paulistano em seu último jogo, o Antarctica Futebol Clube, também possui alguma relação com o Tricolor - ver Fusões e Associações - pois o clube se uniu ao Sport Club Internacional, da capital, resultando no Clube Atlético Paulista, que por sua vez se fundiu ao Clube Atlético Estudantes de São Paulo, tornando-se Clube Atlético Estudantes Paulista - aquele que foi absorvido pelo São Paulo Futebol Clube em 1938... Enfim, foi desse clube que se herdou o Estádio Antônio Alonso, na Moóca, mais conhecido como Antarctica Paulista, utilizado oficialmente de 1938 à 1940, ano da inauguração do Pacaembu.

E o jornal Diário de São Paulo era corneteiro, hein? O Paulistano encerrou suas atividades futebolísticas como Campeão Paulista de 1929, pela LAF, e atuava de maneira "medíocre", de acordo com o noticiário. Imagina se jogasse bem...

Reparem também nas escalações do Paulistano e do São Paulo. Sete jogadores do clube do Jardim Paulista aparecem no onze inicial Tricolor em 1930. Mas os demais também fizeram parte do elenco são-paulino daquele ano - ver Plantel de 1930.

Já o jogo citado como o primeiro do novo clube, de fato foi a primeira aparição ao público do São Paulo, todavia, não foi seu primeiro jogo oficial. Essa partida valeu pelo Torneio Início do Campeonato Paulista - como se sabe, as partidas desse tipo de torneio eram compostas de 2 tempos de 20 minutos. O primeiro jogo, oficialmente, foi contra o mesmo Clube Atlético Ypiranga, dessa vez pelo Paulistão, e o resultado foi 0 x 0.


6 comentários:

  1. o primeiro jogador que fez o gol com a camisa do São Paulo foi Formiga, mas qual era o nome dele?

    ResponderExcluir
  2. RODRIGO SANTANA

    A Revista Grandes Clubes da Placar de 1999 tenho guardada até hoje, a edição de 2005 também.
    Posso estar enganado esse jogador Formiga do São Paulo estava presente no primeiro jogo da seleção brasileira em 20/09/1914 ou não estava?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, está correto, o FOrmiga jogou esse primeiro jogo contra a inglaterra, e ganhamos - só que eu achava que tinha sido em janeiro... tem reportagem do Formiga em uma Placar de 1973 (acho) falando desse jogo.

      Excluir
  3. É o mesmo Formiga do primeiro jogo da seleção sim.

    Formiga (Afrodísio Camargo Xavier).

    ResponderExcluir
  4. Afrodísio! Ainda bem que adotou o nome de Formiga.

    ResponderExcluir
  5. Olha, não entendo nadinha de futebol, só sei que Afrodísio era meu avô paterno e que sou Formiga, com muito orgulho, porque herdei esse nome dele. Mas concordo, como alguém coloca o nome de Afrodísio num filho? Viva o Formiga que virou nome, mas nasceu como apelido.

    ResponderExcluir

Grandes Taças