SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE

CNPJ/MF nº 60.517.984/0001-04
Fundação: 25 de janeiro de 1930
Apelidos: O Mais Querido, Clube da Fé, SPFC, Tricolor Paulista.
Esquadrão de Aço (30-35), Tigres da Floresta (30-35), Rolo Compressor (38-39, 43-49), Tricolor do Canindé (44-56), Rei da Brasilidade (50-60), Tricolor do Morumbi (60-), Máquina Tricolor (80/81), Tricolaço (80/81), Menudos do Morumbi (85-89), Máquina Mortífera (92/93), Expressinho Tricolor (94), Time de Guerreiros (2005), Soberano (2008), Jason (08-09), Exército da Salvação (2017), O Mais Popular (2023), Campeão de Tudo (2024).
Mascote: São Paulo, o santo.
Lema: Pro São Paulo FC Fiant Eximia (Em prol do São Paulo FC façam o melhor).
Endereço: Pr. Roberto Gomes Pedrosa, 1. Morumbi; São Paulo - SP. CEP: 05653-070.
Site Oficial: www.saopaulofc.net
E-mail: site@saopaulofc.net
Telefone: (55-0xx11) 3749-8000. Fax: 3742-7272.

domingo, 21 de setembro de 2008

Monumento à fundação na Praça da Sé


"O São Paulo Futebol Clube foi fundado em 16 de dezembro de 1935 pelos seguintes digníssimos: Manoel do Carmo Meca - o primeiro presidente, Carlos A. Azevedo Salles Jr, Cid Mattos Viana, Deocleciano Dantas de Freitas, Dorival Gomes dos Santos, Eduardo Oliveira Pirajá, Éolo Campos, Francisco Bastos, Francisco Pereira Carneiro, Francisco Ribeiro Carril, Frederico A. G. Menzen, Izidoro Narvais Caro, Manoel Arruda Nascimento, Porphyrio da Paz, Sebastião Gouvêa. Ao todo quinze homens que não deixaram o sonho do clube bandeirante se apagar ao se reunirem no escritório do advogado Silvio Freire, na Rua Onze de Agosto – atual Praça da Sé".


Em 1985, então comemorando 50 anos de história, foi eregido um monumento em honra à fundação do SPFC na Praça, ao lado da Catedral da Sé, onde existia o prédio que abrigara a reunião que deu origem ao Tricolor.

Recentemente, triste dizer, o monumento foi depredado - destruíram o símbolo do São Paulo do frontespício - como se vê nas imagens abaixo:


Esperamos que em breve possa ser restaurado (e também, melhor cuidado).

Fonte e Crédito pelas imagens: Na Cal e Thiago Mendonça.

18 comentários:

  1. A Inveja quebrou o monumento.

    Bruno Burlamaqui.

    ResponderExcluir
  2. Quem tem HISTORIA, Tem, quem não tem , que pelo menos demonstre EDUCAÇÃO, e Respeito, com o clube que é, o que o clube do Vandalo que fez isso NUNCA SERÁ !

    ResponderExcluir
  3. A familia sao-paulina com certeza vai recostruir o monumento, e com mais glorias do que no passado, por que sim, nos temos história!

    ResponderExcluir
  4. aposto q foi um CUrintiano

    ResponderExcluir
  5. No Memorial há foto do monumento antes desse ataque. Se a educação prevalecesse haveria esse e de outros times também. Lamentável.

    ResponderExcluir
  6. Estive hoje na praça da Sé e fui espiar o que sobrou do monumento: apenas a base que o sustentava. Triste. Se o poder público do município não pode cuidar do munumento, a diretoria do São Paulo poderia pensar no restauro e na conservação do marco. É a nossa história que está sendo destruída.

    ResponderExcluir
  7. Estive hoje na praça da Sé e fui espiar o que restou do monumento: apenas a base que o sustentava. Triste. Se o poder público do município não pode cuidar do marco, a diretoria do São Paulo poderia pensar no restauro e na conservação. É a nossa história que está sendo destruída.

    ResponderExcluir
  8. Se inveja matasse outros times teriam poucos torcedores.A inveja é igual ferrugem corroe aos poucos,por dentro e por fora.

    ResponderExcluir
  9. eu aposto que vou um filho da pts.....galinha....e inveja matasse outros times teriam poucos torcedores

    ResponderExcluir
  10. São Paulo minha vida, minha paixão tricolor não é time e sim seleção!
    Não tem como explicar minha paixao por ti,serei sempre tricolor!
    jÁ CHOREI,JA SORRI sou louca por ti!!

    ResponderExcluir
  11. Tem q arrebentar essa merda mesmo! Clube escroto erguido com dinheiro público desviado!

    ResponderExcluir
  12. Não precisamos dizer nada é só expressar em titulos

    ResponderExcluir
  13. haaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa........................................................................................................

    ResponderExcluir
  14. A ignorância prevalece. Caso reformado, esse monumento do distintivo, só ficando nas dependências do clube. Isso é Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perderia o sentido levá-lo para o clube, já que é um marco da fundação. Mas, se não ficar em espaço protegido, acontecerá novamente.

      Excluir
  15. Só pra constar: ja nao resta nada dele

    ResponderExcluir
  16. Kct hj 15/01/2013 fui tirar uma foto desse belo monumento e no tinha mais nada!!!

    ResponderExcluir
  17. Espero que a diretoria do clube resgate esse importante marco do futebol brasileiro e mundial. E se necessario for os torcedores ajudariam com certeza.

    ResponderExcluir

Grandes Taças