SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE

CNPJ/MF nº 60.517.984/0001-04
Fundação: 25 de janeiro de 1930
Apelidos: O Mais Querido, Clube da Fé, SPFC, Tricolor Paulista.
Esquadrão de Aço (30-35), Tigres da Floresta (30-35), Rolo Compressor (38-39, 43-49), Tricolor do Canindé (44-56), Rei da Brasilidade (50-60), Tricolor do Morumbi (60-), Máquina Tricolor (80/81), Tricolaço (80/81), Menudos do Morumbi (85-89), Máquina Mortífera (92/93), Expressinho Tricolor (94), Time de Guerreiros (2005), Soberano (2008), Jason (08-09), Exército da Salvação (2017), O Mais Popular (2023), Campeão de Tudo (2024).
Mascote: São Paulo, o santo.
Lema: Pro São Paulo FC Fiant Eximia (Em prol do São Paulo FC façam o melhor).
Endereço: Pr. Roberto Gomes Pedrosa, 1. Morumbi; São Paulo - SP. CEP: 05653-070.
Site Oficial: www.saopaulofc.net
E-mail: site@saopaulofc.net
Telefone: (55-0xx11) 3749-8000. Fax: 3742-7272.

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Parceria em Guaianases



Do site oficial, por Juca Pacheco:


Relacionamento com Botafogo de Guaianases servirá para atrair jovens da região

De olho em jovens revelações da Zona Leste, região ainda pouco explorada pelo clube, o São Paulo fechou nesta sexta-feira uma parceria com o Botafogo de Guaianases, tradicional clube amador da capital paulista que atende cerca de 500 crianças por dia.

Com 52 anos de tradição, o Grêmio Botafogo FC faz um trabalho social na Escola Comunitária de Futebol, atraindo centenas de jovens entre 7 e 16 anos do bairro Guaianases e redondezas, região que conta com cerca de 1 milhão de habitantes.

A idéia da parceria é revelar talentos. Enquanto até hoje o Botafogo revelava jogadores sem ser gratificado (empresários tiravam de lá os mais promissores garotos se um rumo certo), agora com a parceria os jovens da Zona Leste saberão que junto a eles estará um clube especializado em revelar jogadores do mais alto padrão no futebol mundial.

Da Folha de São Paulo, 07/10/07:


São Paulo invade reduto corintiano por talentos

Guaianases, zona leste de São Paulo. No campinho de terra que tem como pano de fundo as casas humildes do Jardim Aurora, na periferia da capital, meninos de 8 a 13 anos correm freneticamente atrás da bola no treino do Grêmio Botafogo de Guaianases, tradicional clube da várzea paulistana.

São, em grande parte, torcedores do São Paulo e do Corinthians, equipes que duelam esta tarde no Morumbi pelo Brasileiro, lutando para mostrarem suas habilidades com a redonda nos pés. E não medem esforços para aparecer. Logo que percebem a reportagem da Folha, começa o burburinho e a fatídica pergunta. "Quer me entrevistar, tia?", dizem a todo instante.

Questionados sobre qual o time de coração, 17 dos 30 meninos que treinavam numa tarde quente repetem aos berros "Corinthians, Corinthians!", como se estivessem nas arquibancadas do Pacaembu, vendo o time do Parque São Jorge. E é justamente neste reduto corintiano que o São Paulo tenta fincar novas raízes.

No último dia 21, a diretoria do time do Morumbi fechou parceria com o Botafogo pelas divisões de base do clube, que tem uma história de 52 anos na várzea paulistana. No acordo, o São Paulo tem exclusividade na escolha de algum dos cerca de 500 meninos que fazem parte de um projeto social para testes no clube, se um talento dos campinhos de terra despertar interesse.

Por ora, o São Paulo não terá nenhum custo com a parceria, mas a diretoria botafoguense receberá uma compensação financeira em caso de negociação do jogador revelado ali. De quebra, a equipe tricolor ainda consegue se infiltrar em uma região da cidade predominantemente alvinegra para angariar novos torcedores.

Segundo a última pesquisa do Datafolha sobre distribuição de torcedores na capital paulista, realizada em agosto deste ano, 31% dos moradores da zona leste da cidade torcem pelo Corinthians, contra 19% de são-paulinos. A admiração pelo time do Parque São Jorge reflete-se dentro de campo. Um exemplo saiu do próprio Botafogo. O lateral-direito Coelho, hoje no Atlético-MG, deixou o time de Guaianases aos 14 anos e rumou para o Corinthians, onde se profissionalizou.

"Agora acabou a mamata do Corinthians aqui", brincou o torcedor santista e declarao "apaixonado pelo São Paulo" Severo Ramos, responsável pelo marketing do Botafogo.

O discurso são-paulino já é mais brando. "Estamos dando a oportunidade para esses jovens de conhecer o São Paulo, coisa que não fariam por conta da distância", explicou Geraldo de Oliveira, responsável pelo futebol amador do São Paulo. Pouco mais de 45 km separam o CEU Jambeiro, local onde está o campinho do Botafogo de Guaianases, dos portões do estádio do Morumbi.

"Quem se destacar e for para o São Paulo terá toda a estrutura psicológica e de treinamento que o clube oferece aos garotos que hoje estão em Cotia", destacou Oliveira, citando o CT que onde o clube mantém meninos das categorias de base.

Itamar de Jesus, presidente do clube da zona leste, afirma que Corinthians e Portuguesa, outro clube que costumava buscar jogadores no local, chegaram a sondá-lo para uma parceria. "Mas nenhum passou de um bate-papo ou chegou com uma proposta formal, no papel, como fez o São Paulo", explicou Jesus.

O dirigente quer ver outros "Coelhos" ganharem status depois de deixar a várzea. Mas também pensa no lado social que envolve a parceria.

"Indo algum dos meninos para lá, eles só têm a ganhar como cidadãos no futuro. Se não saírem daqui para o São Paulo e se transformarem em jogadores profissionais, pelo menos deixarão o futebol sendo mais homens e bem formados."

Poeira e aprendizado

Enquanto nenhum menino ruma para o CT são-paulino em Cotia, a rotina segue em Guaianases. Em campo, a molecada esquece as diferenças entre os times e corre pelo sonho. Discurso de boleiro não falta. "Quero jogar em qualquer grande clube para ajudar minha família e dar alegrias aos torcedores", diz Lucas de Lima Rodrigues, 11, corintiano.

Por um bom desempenho em campo, quem sofre -além da bola por certas vezes- são os expectadores, que comem a poeira de arrancadas, divididas e defesas rasteiras do terrão, levantada pela gana da molecada. E, quando a chance de um gol é desperdiçada, a lamentação já é de gente grande: mãos sujas no rosto suado, bufões e sinais da cruz.

A oportunidade de marcar escapa, mas não a vontade de tentar novamente. E nessa rotina mais poeira sobe pelos céus de Guaianases enquanto o estrelato não chega.

32 comentários:

  1. comoeu entro no time eu tenho 12 anos quero ser jogador

    ResponderExcluir
  2. Sinto dizer, mas não sei lhe responder isto. Se mora perto de guaianases, talvez deva procurar o campinho do clube - acompanhado de seus pais. hehe

    boa sorte

    ResponderExcluir
  3. + o Professor do São Paulo não vai de Quarta e Sexta de Manhã e nem de Tarde.Porque ?

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho 13 anos fiz minha escrição no site oficial do São Paulo.Coloquei meu telefone, quando voces ligam ?

    ResponderExcluir
  5. aqui não é o SPFC, não é daqui que te ligam

    ResponderExcluir
  6. quem vai te avisar é alguém do São Paulo... ou desse Botafogo de Guaianases...

    ResponderExcluir
  7. mais porque o professor do São Paulo só vai no treino de terça e Quinta. ? e não vai no de Quata e Sexta....?

    ResponderExcluir
  8. ninguém aqui sabe, o site oficial do São Paulo é www.saopaulofc.net

    ResponderExcluir
  9. ja joguei pra vcs esse ano e gostaria de saber se tenho outra chance de ingressar no elenco,estava em periodo de teste com vcs e queria essa oportunidade novamente e buscar o melhor esse ano de 2010 e daqui pra frente...e com certeza prometo desempenhar meu futebol e ser um dos melhores da historia.....meu nome é vitor roberto de macedo e ja passei pelo vitoria,nacional e sao bernado....tenho 25 anos e sou centro-avante tenho 1,81cm e 80kg...o milton me indicou para o gremio botafogo de guaianases e perdi o contato com ele,meu tel é 116247-2193 ou 0118977-8067...aguardo resposta...abraços

    ResponderExcluir
  10. Meu nome é romilton junior sou mas conhescido como juninho sou goleiro e queiria saber se esta pesisando de algum goleiro fui indicado por calinhos ele disse pra min falar com um homem chamado sergio o carlinhos é o pai do regis que joga no botafogo!!!

    ResponderExcluir
  11. o botafogo de guaianases tem um menininho com o apilido de:Valdivia fiquem de olho nele joga muito o menino

    ResponderExcluir
  12. Se o São Paulo tem interese de levar meninos da base do Botafogo para cotia?
    tem ótimos meninos na base tipo
    romario,siri,valdivia e boquita
    são ótimos meninos tem futuro

    ResponderExcluir
  13. Eu queroo entraar em uma escolinha de futebol
    de preferencia do São paulo
    mais só tem escolinha longe de mim
    a mais perto é essa do botafogo que agora ta com parceria
    eu queria saber se tem para meninaas???
    brigadoo

    ResponderExcluir
  14. ATENÇÃO.

    OS GAROTOS QUE SE INTERESSAREM EM JOGAR NA ESCOLA DE FUTEBOL DO BOTAFOGO, DEVEM COMPARECER NO CAMPO DE TERÇA A SEXTA NO HORÁRIO DE 07:00 AS 11:00 E DAS 13:00 AS 16:30.
    PARA RETIRAR A FICHA DA INSCRIÇÃO.
    FALAR COM SR.JURANDIR

    TEL. 3451-7242

    A DIRETORIA

    GREMI0 BOTAFOGO FC/GUAIANASES

    ResponderExcluir
  15. la no botafogo tem ums mlk muito bons exemplos disso são o goleiro vinicius e um volantão wesley,jogam muito,olho neles!!!

    ResponderExcluir
  16. logo mais eu to ai ... pra reforçar o ataque sub-17!!!éééé

    ResponderExcluir
  17. O botafogo tem preparado um zagueiro muito bom O Antonio Vinicius. Apenas com 9 anos de idade e ele joga com responsabilidade chegou derepente e começo a treinar com o garincha e agora treina com o Sergão do são paulo.Primeira escola do garoto e o primeiro campionato do mlk em menos de 2 anos treinando e ta enlouquecendo os que ver ele jogando,eu fiquei sabendo que eles estão ja patrocionando o mlk pra segurar pro olheiros.se for o nosso futuro esse garoto e fera,e louco ver ele jogar!!!DÈF;

    ResponderExcluir
  18. maeu nome é joao roberto da silva sou aposentado sempre que tenho tempo vou assistir os treinamentos da escolinha do botafogo,eum dos meninos que se destacam é o valdivia!

    ResponderExcluir
  19. anonimo tenho 33 anos quero dizer que venho assistindo alguns jogos de campionato, quero dizer que tem alguns muleques que si distacam mais que os outros,tem um zagueiro nome dele e antonio vinicius um muleque e bom de bola joga com garra e segurança do que esta fazendo joga muito o garoto o muleque tem futuro logo logo vamos ter noticias que o muleque tevo algumas propostas a sua altura grato!

    ResponderExcluir
  20. se o botafogo tem parceria com o são paulo porque os garotos que ja estão jogando no campionato ñ participa das aberturas dos jogos do são paulo futeblo clube???e por que eles ñ tem mais apoio do são paulo como parceria???porque não destaca os melhores do do botafogo???tem que ter mais asistencia aos pais e alunos do bota principalmente os mlkes destacados nos campionatos???cade a parceria??????valeu!

    ResponderExcluir
  21. É!!!!eU TENHO 14 ANOS SOU GOLEIRO DO BOTAFOGO,E JÁ VI MUITOS JOGOS...EU SEI QUE TEM MULEKES QUE ´SO TEM TURMINHA E FAMA DE SER MUITO BOM,MAS ,,,SEI QUE AGORA O MELHOR QUE TEM LA É UM MULEK NOVO,E ELE VEM CHEGANDO MUITO BEM,SEI QUE OS MULEKS Ñ GOSTA MUITO!!!MASEU DEVENDO ELE COMO UM GRANDE E FUTURO JOGADOR!!!eu É CLARO!!!! E O MULEKE DE NOME FRANJINHA!!O CARA É NOVO!!EU SOU TAMBÉM ADMIRADOR DELE PORQUE ELE ESTAVA JOGANDO NA ZAGA E EU VI TUDO!!!è AÌ FRANJINHA VAMOS DIVIDIR ESSE CONTRATO AÍ MANO!!!!

    ResponderExcluir
  22. Meu nome é José Gomes,vou sempre assistir os treinos do botafogo lá tem um menino que joga muito e já é famoso por lá,o apelido dele é Valdivia,ele é realmente diferensiado.Fiquem ligado neste menino,já é craque!!!

    ResponderExcluir
  23. antonio vinicius de 9 anos é muito bom!!treine com o sergio.

    ResponderExcluir
  24. ja treinei ai , é muito bom , eu era conhecido como esquerdinha , roberto carlos , to com saudade da i abraço para o garrincha.

    ResponderExcluir
  25. O melhor do bota é os meninos que treina com o sergio.mas tem alguns que se destacam de qualquer forma e se deferencia de qualquer jeito e eu ja joguei com o franjinha...e ele é bom mesmo!!!Pro mlkes q não sabem quem é o franjinha!!è o meu amigo antonio vinicius que joga na zaga,ele é muito legal..è gente boa e tem futuro,eu não estou mais no campionato!!ele tá desde o ano passado!!

    ResponderExcluir
  26. dale...................franjinha!!!!força vinicius!garra na zaga! estamos aí!!!!valeu!

    ResponderExcluir
  27. tem um muleque tal de kevin costa ele é bom de bola ,e um outro canhoto esse deve ser novo la no bota acho que é lucas o muleque mete uns passe que vi e fiquei admirado parabens bota

    ResponderExcluir
  28. Tem um sr de nome severo ai no botafogo de guaianases , que na minha opinião é o cara que mais contribui com o futuro dos garotos que moram longe e treinam no spfc em cotia , quero desjar boa sorte aos garotos e felicidade ao sr severo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá pessoal gostaria de agradecer a essa pessoa , más não posso, pois o seu comentário foi anonimo, nosso trabalho é muito dificíl porém me sinto reconhecido com essas palavras e me coloco a disposição dos garotos futuros escolhidos pelo SPFC a caminhar comigo numa jornada pesada más gratificante, que DEUS nos ajude a terminar bem o que começamos muito obrigado pelo depoimento. Severo Ramos diretor de futebol de base do Botafogo de guaianases.

      Excluir
  29. é só Futebol masculino?? ou tambem temm Feminino??

    ResponderExcluir
  30. oi bota!!!Kd o ZAGUEIRO CABELO (Antonio Vinicius)Eu ouvi falar que ele esta fora dos jogos do botafogo?Onde ele està???Ele è de futuro mano!!cuidem desse garoto que ele è ouro hem!Vcs não percebem ainda o valor que ele tem e as qualidades!!!segura ele bota!!!abraços!!!Sr. luiz.

    ResponderExcluir

Grandes Taças