SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE

CNPJ/MF nº 60.517.984/0001-04
Fundação: 25 de janeiro de 1930
Apelidos: O Mais Querido, Clube da Fé, SPFC, Tricolor Paulista.
Esquadrão de Aço (30-35), Tigres da Floresta (30-35), Rolo Compressor (38-39, 43-49), Tricolor do Canindé (44-56), Rei da Brasilidade (50-60), Tricolor do Morumbi (60-), Máquina Tricolor (80/81), Tricolaço (80/81), Menudos do Morumbi (85-89), Máquina Mortífera (92/93), Expressinho Tricolor (94), Time de Guerreiros (2005), Soberano (2008), Jason (08-09), Exército da Salvação (2017), O Mais Popular (2023), Campeão de Tudo (2024).
Mascote: São Paulo, o santo.
Lema: Pro São Paulo FC Fiant Eximia (Em prol do São Paulo FC façam o melhor).
Endereço: Pr. Roberto Gomes Pedrosa, 1. Morumbi; São Paulo - SP. CEP: 05653-070.
Site Oficial: www.saopaulofc.net
E-mail: site@saopaulofc.net
Telefone: (55-0xx11) 3749-8000. Fax: 3742-7272.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Como nasceu o São Paulo



O São Paulo FC, na sua primeira fase, teve uma duração efêmera. Isso porque, sem o decreto-lei nº 3.199, que passou a regulamentar o desporto brasileiro, muitas coisas aconteciam ao bel prazer dos dirigentes. Decorriam os últimos dias do ano de 1929, quando a situação do futebol paulista sofreu séria transformação. Já estava no seu quarto ano a cisão entre a APEA e a LAF. Nessa altura, a APEA passou a dominar decididamente a situação e forçou um novo movimento pró paz, que resultou totalmente a seu favor. Os melhores aliados do Paulistano, principal sustentáculo da LAF, inclinaram-se pela outra entidade.

Assim precipitava-se o acordo com a passagem do Palmeiras [AA das Palmeiras, n/t], Atlético Santista e outros clubes para a APEA. Esta dava por pacificado o futebol de São Paulo, enquanto que a LAF não iria demorar para ficar dissolvida. Os seus restantes clubes acompanhavam a corrente que reingressou na APEA, enquanto que o Paulistano, sob a presidência do Sr. Antônio Prado Júnior, tomava a grande decisão de abandonar o futebol, declarando que dali para a frente se desinteressaria por completo por esse esporte.

A história do futebol de São Paulo acabava, assim, de encerrar um dos seus mais tristes capítulos. O desfecho de cisão tinha, na verdade, trazido grande alegria na nova união dos clubes e as esperanças; agora revigoradas, de um melhor futuro esportivo.

Conseqüentemente, o desaparecimento do glorioso e tradicional CA Paulistano abria uma lacuna irreparável, pois dentro do esporte brasileiro e alvirrubro era quase que como uma instituição pública.

Por outro lado, sabia-se que o Palmeiras [AA] estava correndo o risco de perder o seu campo da Floresta. A situação era difícil. O São Paulo [sic, Paulistano], de um lado, tinha grandes vultos. Do outro o Palmeiras (que não é o clube dos dias atuais), estava mal. Marcou-se, então, a reunião que faria nascer o São Paulo, como sucessor do Paulistano e do Palmeiras, aproveitando-se as mesmas cores do Paulistano (alvirrubro) e do Palmeiras (alvi-negro). E o primeiro presidente foi o Dr. Edgard de Souza. O Dr. Walter Oliver encarregou-se de desenhar o distintivo do clube, que foi aprovado por todos com alegria.

Faziam parte da primeira diretoria, junto com o Dr. Edgard de Souza, os seguintes elementos: 1º vice: Alberto Caldas; 2º vice: Gastão Tachou; 3º vice: Dr. Benedito Montenegro; 1º secretário: Dr. Luís de Oliveira Barros; 2º Dr. José Martins Costa; 1º tesoureiro: João B. da Cunha Bueno; 2º: Dr. Caio Luís Pereira de Souza.

TORMENTA

A tormenta do São Paulo FC, no entanto, teve início em fins de 1934, por ocasião de nova cisão verificada na APEA. Palestra e Corinthians abandonaram aquela entidade. Em princípios de 1935 a situação piorou ainda mais e o pânico atingiu o São Paulo. O Conselho aprovou uma fusão com o Tietê, o que implicava no desaparecimento do São Paulo. Uma sede - Trocadero - que exigiu grandes gastos, acabou sendo a responsável por este fracasso, pois com uma dívida de 190 contos, os dirigentes ficaram alarmados e aconteceu o inevitável.

Alguns jogadores, porém, tentaram fundar o Independente. A vida dessa agremiação, no entanto, foi curta. Os jogadores que o tricolor possuía passaram-se para o Estudantes, clube fundado pelo Dr. Cássio Vilaça, bem como outros associados do São Paulo. Paralelamente surgia em cena o CA São Paulo. Procurou-se, então, a fusão entre os verdadeiros homens do tricolor, e aos 16 dias do mês de novembro de 1935, era fundado o novo São Paulo FC. É Esta a ata histórica dessa reunião:
- Aos 16 dias do mês de dezembro de 1935, nessa cidade de São Paulo, às 20 horas, numa das salas do prédio 9-A, da Rua XI de Agosto, perante grande número de pessoas interessadas, que atenderam a um convite feito por intermédio da imprensa pela diretoria do Grêmio Tricolor, realizou-se a assembléia que teve por fim fundar o São Paulo FC. Na qualidade de um dos seus diretores do Grêmio Tricolor, presente à reunião, o Sr. Tenente José Porfírio da Paz, depois de expor os motivos da convocação da assembléia, pediu que indicassem um dos presentes àquela reunião, para dirigir os trabalhos. Por unânimidade foi indicado o nome do Sr. Tenente Porfírio da Paz que, assumindo a presidência da mesa, escolheu para seus secretiários os Srs. Éolo Campos e Francisco Pereira Carneiro.

Depois de agradecer a sua indicação, o Sr. Presidente deu conhecimento da ordem dos trabalhos que obedeceu à seguinte ordem do dia: a) leitura, discussão dos estatutos; b) eleição da diretoria; c) admissão de sócios como fundadores; d) isenção de jóias; e) convocação da nova assembléia para eleição do Conselho Deliberativo e Fiscal; f) registro dos estatutos.
Foi assim que acabou sendo eleita a primeira diretoria do São Paulo, a saber: Presidente: Manoel Carmo Meca; 1º vice-presidente: Alcides Borges; 2º vice-presidente: Francisco Pereira Carneiro; 1º secretário: Éolo Campos; 2º secretário: Luís Felipe de Paula Lima; 1º tesoureiro: Manoel de Arruda Nascimento; 2º tesoureiro: Isidoro Novaes; e diretor-geral de esportes: Tenente Porfírio da Paz.

E foi assim o começo desse clube que hoje se projeta como um dos mais realizadores do cenário esportivo paulista, brasileiro, sul-americano e mundial.

...

Artigo presente em: Revista Grandes Clubes Brasileiros, de 1971.

46 comentários:

  1. Eis aew para o mundo ver, nasce o Soberano Jason F. C.: O Maior do Mundo.

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS SPFC!!!! MUITO MAIS ANOS DE GLÓRIAS E TÍTULOS!!!

    ResponderExcluir
  3. Nesta data nasce o Maior papa título do país e uns dos mairores das americas ....

    ResponderExcluir
  4. E assim nasceu o mais querido e glorioso clube do Brasil.
    Queiram ou não, o ÚNICO Hexacampeão Brasileiro, Tri da Libertadores e Tri mundial.
    Parabéns São Paulo Futebol Clube e Obrigado meu pai por ter participado nesse dia!!!!!!!!!!

    Ricardo Melhem Abdo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. único hexa, só pq vc eh um clubista cara de pau.


      Excluir
  5. Assim Nasceu o melhor time que tem, parabéns 3 brasileiros consectivos é esse é o TrIcOlOr!!!!!!! 3 mundial e muito mais ...

    ResponderExcluir
  6. Parabéns ao único HEXA brasileiro legítimo e ao mais amado Tricolor do Mundo!!!! Soberano!!!

    Ricardo Borges

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. clubista comédia!!!!!!!

      sport de volta à série B... pra vc deixar de ser cara de pau.

      Excluir
  7. parabens tricolor, como eu te AMO!!!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. Há 74 anos nascia o maior e mais vencedor time brasileiro..O único HEXA CAMPEÃO BRASILEIRO,TRICAMPEÃO DA LIBERTADORES E TRICAMPEÃO MUNDIAL!
    Que fique a lição para os outros times como ser vencedor ;D..
    OBS: Quem fez o ultimo comentário ai de homosexualismo com certeza deve ser corintiano...Volta pra segunda divisão amigão.E quem é tri campeão da parada Gay é o corinthians,não o São Paulo ;D


    Fábio .

    ResponderExcluir
  10. Robson Nóbrega - São Paulo SP

    Tú és forte, sempre serás, tú és grande e sempre será; e dentre os grandes sempre serás o primeiro... Tricolor querido, meus parabéns.... Vamos fazer sempre os outros de coadjuvantes....Protagonistas apenas tú meu grande orgulho... As três listras que dominarão o país e o mundo...

    ResponderExcluir
  11. Parabéns SPFC! 74 anos de glórias e conquistas, por isso somos a torcida mais mal acostumada do Mundo!!

    ResponderExcluir
  12. sem palavras !! é simplesmente emocionante , vir aqui e lê tudo isso!! SÃO PAULO , AHH COMO VC ME TRAS ALEGRIAA !! não quero agradecer pelos titulos , obrigado por simplesmente existir !! eu te amoo muito meu tricoloor !!

    ResponderExcluir
  13. há 74 anos nascia o melhor time do mundo. Para os outros é só fica babando com esse time maravilhoso.

    Eu te amo muito meu tricolor.

    ResponderExcluir
  14. Pra vc Sao Paulo , mais querido do mundo Feliz Aniversario e que Ano que vem possamos ser tao grande e tao feliz como sempre fomos , Sao Paulo F.C , Obrigado por existir

    ResponderExcluir
  15. PARABÉNS TRICOLOR PAULISTA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    "DENTRE OS GRANDES, ÉS O PRIMEIRO"!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  16. Esse sim não é um time e sim uma organização que precisa ser respeitada por tudo e por todos por motivos de ter um goleiro que é um mito ,jogadores de zaga que sempre são modificados e sempre comos os mesmos perfis , meio de campos que são prata da casa , atacantes guerreiros laterais usados como meio ofensivos e defensivos meio ofensivo que ninguém qual pé ele chuta ou toca e sempre com a direitoria com o perfil de contratar jogadores diferenciados e treinadores sempre com uma postura muito culta e rigida e para finalizar acontece como todas as familias brigas e desacertos e nunca é exposto a ninguém por isso o resultado dentro de campo ... 03 vezes campeões do mundo 3 x libertadores brasileiro .... São tantos números que impressionam qualquer um em qualquer lugar .
    Te digo se o são paulo fosse um time europeu tão não seria tão perfeito . tenho 22 anos e um guri diante ao são paulo me admiro muito com essa organização que se chama São paulo futebol clube !

    Parabens tricolor vocÊ será lembrado sempre .

    ResponderExcluir
  17. Parabéns meu querido São Paulo Futebol Clube. Que continue sempre conquistando títulos e tenha um futuro cada vez mais glorioso! Que ao completar seus 100 anos de existência seja o clube mais vencedor da história do futebol.
    Francisco H. Specian

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  19. O SPFC não é o maior e nem mesmo o melhor do MUNDO,e,sim o mais,o estupendo,o incrível,o inoxidável,o imbatível,o insuperável,o difícil de ser vencido.É o time que mais encomoda os adversários,que mais causa inveja aos outros torcedores,que entra em toda competição para ser campeão,por isso causa tanto ciúmes não só entre torcedores e sim também entre a imprensa e jornalistas.Parabéns TRICOLOR e TRICOLORES,estamos no caminho certo para sermos sempre superiores aos outros,quanto aos irritadinhos com nosso sucesso:que escolham melhor por quem ter suas simpatias.

    ResponderExcluir
  20. PARABENS AO MAIOR CLUBE DO BRASIL DE TANTOS TITULOS IMPORTANTES COMO LIBERTADORES E MUNDIAIS MUNDIAIS MSMO ATRAVESSANDO O OCEANO E NÃO UM TORNEIO DE VERÃO!!!! PARABENS TRICOLOR RUMO AO 744 EM 2010!! NÃO VAI TER PRA NINGUÉM PQ JASOM AINDA ESTÁ POR AE NÃO DUVIDE DA CAPACIDADE!!!

    ResponderExcluir
  21. Dentre os Grandes És o Primeiro!!!! Sempre será!!!
    Parabéns ao nosso TRIcolor Paulista, o maior e mais bem sucedido clube brasileiro. 74 anos e já temos mais títulos que muito timinho centenário, imagina quando a gente tiver 100 anos...

    Anderson Mendes

    ResponderExcluir
  22. PARABENSSSSSSS MEU TRICOLOR EU TE AMO PRA SEMPRE

    ResponderExcluir
  23. Parabéns!!! TRICOLOR....GLÓRIAS SEMPRE...

    ResponderExcluir
  24. Parabéns Tricolooooooor
    Muitos dias de glória e vitórias

    Obg por existir !

    ResponderExcluir
  25. SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE MAIOR CLUBE DAS AMERICAS HEXA UNICO BRASILEIRO , TRI DA LIBERTADORES E TRI MUNDIAL ORGULHO , ORGANIZAÇÃO , VITORIAS , CONQUISTAS , MODERNIDADE E SOBERANIA 6 3 3
    SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE MAIOR CLUBE DAS AMERICAS , CLUBE MAIS VITORIOSO DO FUTEBOL BRASILEIRO , MAIOR ESTRUTURA DO EMISFERIO SUL , CLUBE MAIS RICO DAS AMERICAS , SEXTO MAIOR CLUBE DO MUNDO EM CONQUISTAS , UNICO CLUBE BRASILEIRO E AMERICANO NO G14 ( 14 MAIORES CLUBES DO MUNDO) , UNICO CLUBE DO MUNDO A TER JOGADORES EM TODAS AS COPAS , MAIOR VITRINE DO FUTEBOL BRASILEIRO PARA O MUNDO , MAIOR FORMADOR DE JOGADORES DO MUNDO , LIDER POR EXCELENCIA , CLUBE BRASILEIRO QUE MAIS VENCEU TORNEIOS INTERNACIONAIS , MAIOR VENCEDOR DO CAMPEONATO BRASILEIRO , TIME QUE MAIS FEZ GOLS DO CAMPEONATO BRASILEIRO E QUE MAIS GANHOU JOGOS , MAIOR VENCEDOR DO CAMPEONATO PAULISTA DESDE A FUNDAÇÃO DA FERDERAÇÃO PAULISTA (PQ ANTES DA FPF ERA TORNEIOS DE BAIRRO) , CLUBE QUE MAIS PARTICIPOU DA LIBERTADORES DA AMERICA DENTRE OS BRASILEIRO E QUE MAIS A VENCEU , CLUBE QUE GANHOU TUDO , TODOS OS TITULOS DE PRIMEIRA LINHA , PARABÉNS SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE MAIOR CLUBE DAS AMERICAS , TRICOLOR PAULISTA , SOBERANO 6 3 3 ...

    ResponderExcluir
  26. Alexandre G. Bruno disse ...

    Quando eu tinha apenas quatro anos, eu já dizia que "torcia para o Pedro Rocha". Vivi épocas de grandes esquadrões, e desde muito jovem fui ao estádio ver o Tricolor jogar. O timaço de 1980/81 os Menudos do Morumbi de 1985/87, o multicampeão Tricolor de Telê de 91/93, o Expressinho, o Esquadrão Trimundial e três vezes campeão brasileiro 05/08 ... Mais de trinta anos de alegrias. Obrigado São Paulo Futebol Clube !!! E Parabéns !!! Daqui a mais vinte anos chegará nosso Centenário, e até lá ninguém terá tantas Libertadores e Mundiais como nós !!! Dentre os grandes és o primeiro !!!!

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  28. parabens maior do mundo que os proximos anos sejam de muito mais gloria que venha o tetra da libertadores..dale sao paulo maior do mundo..glorioso tricolor...chupa gambazada tricolor e o maior clube que o mundo ja viu....

    ResponderExcluir
  29. parabens grandioso tricolor paulista!a familia tricolor te ama e nunca vai te abandonar.maior de todos...seras sempre poderoso.parabens!!

    ResponderExcluir
  30. Will Timóteo
    Parabéns SÃO PAULO!
    MEU TIME DE CORAÇÃO!
    SEMPRE DIGO: "TODOS SÃO BONS, MAS NÓS SOMOS OS MELHORES". (wnsp@ig.com.br)

    ResponderExcluir
  31. SPFC nasceu grande ...renasceu gigante ...e hoje é imenso . Parabéns (in memória )aos idealizadores desse clube que a cada dia cresce e tomará em breve a posição de maior torcida do Brasil .A diretoria atual pensa como os fundadores , pensa grande como não poderia deixar de ser...Vai São Paulo, vai tricolor!!!

    ResponderExcluir
  32. EDU

    DESDE QUANDO NASCI, JÁ NASCI TRICOLOR!!!!

    COMO TE AMO TRICOLOR, COMO TE AMO DE MAIS,
    NO DIA QUE TU NÃO EXISTI,
    EU NÃO QUERO SORRIR NUNCA MAIS...

    PARABENS SÃO PAULO!!!!!!

    ResponderExcluir
  33. o tricolor clube bem amado as tuas glorias vem do passado...

    ResponderExcluir
  34. Parabéns ao Maior do Mundo, Tricolor Querido... Parabéns...

    ResponderExcluir
  35. Parabéns tricolor, o maior o mais amado!!
    meu Pai um fanatico torcedor nasceu em santos nos bons tempos de pele e sempre foi tricolor em uma época onde todos queriam ser santista, familia toda santista e sempre foi tricolor amava muito esse time me orgulho dessa herança maravilhosa q ele me deixou e justamente faria aniversário hoje se estivesse entre nós, qdo vejo um titulo uma vitório penso nele e agradeço a Deus o bem q deixou a toda familia amar o tricolor...muito me lembro dele emocionado qdo assistia aos jogos do nosso querido são paulo

    ResponderExcluir
  36. parabéns ao maior do mundo, e o ano que vem vamos coloca agua na cerveja da galinhada... kkkkkkk

    ResponderExcluir
  37. TRICOLOR!!!!
    TRICOLOR!!

    DALE ¨SÃO PAULO¨

    O MELHOR E MAIOR TIME DO BRASIL!!!!!!!!!!!!!!!

    AUTENTICO 6-3-3!!!!!!!

    MURUMBY MAIOR ESTADIO PARTICULAR DO BRASIL!!!!!

    PRECIZA MAIS??????


    DALE DALE TRICOLOR AMADO CLUBE BRASILEIRO!!!!!!

    ResponderExcluir
  38. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  40. Ó São Paulo como eeu te amo! Agradeço todos os dias a DEUS porque sou são paulina como amo esse time há e quem é corinriano é um otário o corinthians só está ganhado po causa do ronaldo ainda bem que o ano que vem o contrato dele acaba ODEIO corinthians e amo São Paulo.

    ResponderExcluir
  41. EU SOU SÃO PAULINA E NÃO ME ARREPENDO DE SER SÃO PAULINA.AMO VOCÊ SÃO PAULO!!!!!!!!!!!!!!VOCÊ É UM CAMPEÃO PARA MIM, PARA MINHA FAMILIA E PARA OS SÃO PAULINOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!VAI SÃO PAULO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  42. sou sao paulino de coraçao atè a morte, tri mundial e ùnico tri campeâo brasileiro em 3 anos seguidos,aqui è tricolor, Nâo um timinho mediulcre conhecido como corinthians que so ganha torneio de verâo, brasileiro serie B e campeonato em que os jogos precisam ser anulados, como no brasileirâo em 2005, que foi a maior vergonha do futebol na historia.

    ResponderExcluir

Grandes Taças