SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE

CNPJ/MF nº 60.517.984/0001-04
Fundação: 25 de janeiro de 1930
Apelidos: O Mais Querido, Clube da Fé, SPFC, Tricolor Paulista.
Esquadrão de Aço (30-35), Tigres da Floresta (30-35), Rolo Compressor (38-39, 43-49), Tricolor do Canindé (44-56), Rei da Brasilidade (50-60), Tricolor do Morumbi (60-), Máquina Tricolor (80/81), Tricolaço (80/81), Menudos do Morumbi (85-89), Máquina Mortífera (92/93), Expressinho Tricolor (94), Time de Guerreiros (2005), Soberano (2008), Jason (08-09), Exército da Salvação (2017), O Mais Popular (2023), Campeão de Tudo (2024).
Mascote: São Paulo, o santo.
Lema: Pro São Paulo FC Fiant Eximia (Em prol do São Paulo FC façam o melhor).
Endereço: Pr. Roberto Gomes Pedrosa, 1. Morumbi; São Paulo - SP. CEP: 05653-070.
Site Oficial: www.saopaulofc.net
E-mail: site@saopaulofc.net
Telefone: (55-0xx11) 3749-8000. Fax: 3742-7272.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Pesquisas nacionais sobre torcidas


Clique na imagem para maior visualização

Maiores detalhes sobre cada pesquisa: RSSSF Brasil e Expresso da Bola.

Algumas notas: A única pesquisa que adotou critérios mais específicos, como o de fidelidade clubística (torcer para um só clube, por exemplo), foi a Gallup, encomendada pela Editora Ática, em 2008. Nela, nenhum time possui mais de 10%.

Os dados finais não são pesquisas, mas também como servem de ilustração: Os índices das apostas na Timemania, em janeiro de 2009. E a pesquisa do Clube dos 13 sobre o Pay-per-view.

11 comentários:

  1. Acredito que Flamengo e Corinthians tem a maior torcida mesmo, mas a diferença mostrada em várias pesquisas são muito elevadas, acho que a pesquisa que Gallup fez se aproxima mais da realidade, visto que se aprofundou mais da questão muito observada aqui no Nordeste, quando uma pessoa fala que torce para 2 ou 3 times, lá procurou apurar o time real do torcedor, excluiu-se também os simpatizantes, pois não são torcedores reais, não acompanham o clube, não torcem realmente. Como prova desta pesquisa podemos citar a Timemania que apresenta resultados parecidos. Esperamos que em pesquisas futuras sejam observados esses fatores antes de divulgar que A ou B tem a maior torcida.

    ResponderExcluir
  2. michael...vc sabe onde eu encontro essa pesquisa da gallup?
    abraços.

    ResponderExcluir
  3. deixa eu reformular a minha pergunta: vc sabe onde eu encontro essa pesquisa que não seja nesse blog? não tem um link para a amostragem oficial deles?
    abraços.

    ResponderExcluir
  4. O São Paulo futebol clube é o melhor time do brasil e gostaria de falar ao autor desse blog que acabei de votar no top blog e quero ver o selo de campeão aqui tbm abração a eu também tenho blog e estou concorrendo em outra categoria

    http://alertageralonline.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Tales, além desse ai que vc mostrou (e que nao conhecia) só sei do Expresso da Bola, citado ai no começo... entre as pesquisas apontadas por ele, está essa do Gallup.

    Alerta Geral OnLine, valeu, hehe. Deixei msg la tambem hehe. abraços.

    Erik boa lembrança, a timemania tambem pode refletir isso. Mesmo sendo um nicho mais especifico da populacao que joga.

    ResponderExcluir
  6. Tem palmeirense q continua achando q o Palmeiras tem a 3ª maior torcida do país... =P

    ResponderExcluir
  7. o são paulo não tem torcidas, tem simpatizantes.
    VERDÃO sempre foi a 3ª maior torcida!!!!

    ResponderExcluir
  8. esta bem claro pra mim, a ascensao da torcida do SPFW, depois da liberdade sexual e protecionismo dos gays a tendencia é ela ser a maior do Brasil!

    UIUIUIUIUIUIUIUIUI!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. OOOOO FÂ DO CLODOVIL ACIMA, TOMA TEU RUMO PERIQUITA VAZA DAQUI PORCO ROSA,NOSSA TORCIDA É MAIOR QUE VCS NA MAIORIA DOS DISTRITOS DA CAPITAL,É MAIOR QUE VCS DESDE 1991



    RODRIGO SANTANA






    RODRIGO SANTANA

    ResponderExcluir

Grandes Taças